CPI da Pandemia ouve tenente-coronel da reserva Marcelo Blanco

Ele era assessor do Departamento de Logística do Ministério da Saúde

Publicado em 04/08/2021 - 15:53 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O tenente-coronel da reserva Marcelo Blanco da Costa disse, em depoimento à CPI da Pandemia, nesta quarta-feira (4), que o envolvimento dele com a negociação de vacinas foi para abastecer o mercado privado.

O militar era assessor do Departamento de Logística, do Ministério da Saúde, até janeiro deste ano. O nome dele foi citado por outros depoentes na comissão. Ele respondeu aos senadores mesmo protegido por um habeas corpus do Supremo Tribunal Federal que dá o direito de ficar em silêncio.

Marcelo Blanco participou de um jantar, em Brasília, juntamente com o policial militar Luiz Paulo Dominghetti, que se apresentou como representante da empresa Davati, e o então diretor de logística do Ministério da Saúde, Roberto Ferreira Dias. Foi nesse encontro que teria sido feita a suposta proposta de pagamento de um dólar por dose da vacina AstraZeneca. O coronel Blanco lembrou como apresentou Dominguetti a Roberto Dias.

Em resposta ao relator da CPI, senador Renan Calheiros, sobre a suposta participação dele na negociação das vacinas, o tenente-coronel afirmou que nunca pediu qualquer tipo de comissão.

Marcelo Blanco apresentou à comissão mensagens e áudios trocados em conversas com Dominguetti, por meio de um aplicativo, em que estaria tratando da aquisição de vacinas da AstraZeneca apenas para o setor privado.

O vice-presidente da CPI, senador Randolfe Rodrigues, questionou o fato de as negociações para adquirir imunizantes para o setor privado terem sido iniciadas antes de haver uma lei que previsse essa possibilidade.

Nesta quinta-feira (5), a CPI da Pandemia vai ouvir o empresário Airton Soligo, conhecido como Airton Cascavel, que atuou no Ministério da Saúde, de junho de 2020 a março de 2021.

Edição: Bianca Paiva/ Renata Batista

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economia

Ipea: desemprego recuou no país de 15,1% em março, para 13,7% em junho

A pesquisadora do Ipea, Maria Andreia Parente Lameiras, afirma que o cenário aponta para sinais de recuperação, ainda que as taxas de desocupação e subocupação continuem elevadas.

Baixar arquivo
Política

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é lembrado no Planalto

Durante a solenidade, o governo destacou as ações feitas nos últimos anos para beneficiar as pessoas com deficiência, como a criação do Comitê de Doenças Raras e o Auxílio Inclusão.

Baixar arquivo
Economia

Falta de chips força férias coletivas na Volkswagen em São Paulo

São cerca de 2 mil pessoas pessoas que vão ficar paradas por 10 dias por falta de componentes usados na fabricação dos carros.

Baixar arquivo
Saúde

Jogo de computador pode estimular atenção em crianças com autismo

Uma espécie de videogame que está sendo testado em crianças com autismo, e que tem mostrado resultados promissores.

Baixar arquivo
Esportes

Paralimpíada Escolar abre portas do alto rendimento a novos campeões

Edição deste ano da Paralimpíada Escolar está confirmada para acontecer entre  22 e27 de novembro

Baixar arquivo
Saúde

Estudo revela impacto da pandemia em favelas do Rio de Janeiro

54% dos moradores da Cidade de Deus, na zona oeste, e dos complexos do Alemão e da Maré, na zona norte do Rio de Janeiro, perderam seus empregos com a pandemia de covid-19

Baixar arquivo