Medida Provisória com mudança no Bolsa Família chega ao Congresso

Publicado em 09/08/2021 - 13:54 Por Sayonara Moreno - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Bolsa Família vai mudar. O texto que propõe a criação de um novo programa social, já está na Câmara dos Deputados. Nesta segunda-feira, o presidente Jair Bolsonaro foi, pessoalmente, entregar a Medida Provisória ao presidente da Câmara, Arthur Lira. Acompanhado de oito ministros, Jair Bolsonaro saiu do Palácio do Planalto com a comitiva, atravessou o eixo monumental, via da Esplanada dos Ministérios, em Brasília, e chegou ao Congresso, onde se reuniu com Lira e os demais parlamentares.

Durante o encontro, no gabinete do presidente Arthur Lira, o presidente Bolsonaro entregou o texto da Medida Provisória que cria um novo programa social no lugar do atual Bolsa Família, o Auxílio Brasil. Segundo ele, a proposta é que o novo programa pague, pelo menos, 50% a mais do valor do Bolsa Família.

Arthur Lira, ao receber o texto das mãos do presidente Bolsonaro, disse que a matéria é um ponto urgente para a questão social do país por conta da pandemia de covid-19.

Durante o encontro não foi especificada a fonte do dinheiro a ser incorporado pelo programa. No entanto, o ministro da Economia, Paulo Guedes, já havia anunciado que é preciso controlar gastos inesperados, que costumam surgir em decisões dos três poderes da República, para garantir o aumento do programa social.

A medida provisória que o presidente Bolsonaro entregou à Arthur Lira ainda cria o Programa Alimenta Brasil, no lugar do atual Programa de Aquisição de Alimentos. Além disso, a MP cria o benefício Primeira Infância, com prioridade a essa faixa etária nas ações sociais do governo. Com isso, as famílias mais vulneráveis socialmente serão apoiadas com os maiores investimentos de programas.

Edição: Leila Santos / GT Passos

Últimas notícias
Cultura

Rádio Nacional do RJ pode ser declarada Patrimônio Imaterial do Estado

A Rádio Nacional do Rio de Janeiro poderá ser declarada Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial do Estado. Um projeto de lei, de autoria dos deputados estaduais Mônica Francisco, do PSOL, e Waldeck Carneiro, do PSB, foi aprovado na Assembleia Legislativa.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

SP usa pela primeira vez a queima controlada para prevenir incêndios

A experiência está acontecendo na Estação Ecológica Jataí na cidade de Luís Antônio, no interior de São Paulo.

Baixar arquivo
Política

Câmara dos Deputados elege novos membros da mesa diretora

O deputado Lincoln Portela, do PL de Minas Gerais, foi eleito nessa quarta-feira para o cargo de vice-presidente da Câmara dos Deputados.

Baixar arquivo
Saúde

Centro-oeste tem aumento de 165% dos casos de dengue

Os casos de dengue vêm crescendo no país. O centro-oeste lidera com mais de 855 mil casos prováveis da doença transmitida pelo Aedes Aegypti, segundo o Ministério da Saúde.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisa alerta para publicidade ilegal de fórmulas infantis

Seis em cada dez farmácias e supermercados brasileiros infringem a legislação que regula o marketing de produtos que podem prejudicar a amamentação, diz pesquisa do Observa Infância.

Baixar arquivo
Saúde

Podcast Entrevista é Nacional: Maio Roxo e as doenças intestinais

A campanha Maio Roxo conscientiza a população sobre as doenças inflamatórias intestinais . O médico Idblan Carvalho detalha os sintomas, o caminho até o diagnóstico e o tratamento das doenças de Crohn e da retocolite.

Baixar arquivo