7 de setembro: atos pró e contra governo serão monitorados em Brasília

Publicado em 03/09/2021 - 18:34 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal organizou um esquema especial de segurança para os atos populares de 7 de setembro previstos para ocorrer na região central de Brasília.

Os eventos serão monitorados pelo Centro Integrado de Operações de Brasília, que reúne 29 órgãos, instituições e agências do governo local, voltadas para segurança, mobilidade, saúde, prestação de serviço público e fiscalização. 

Manifestantes pró-governo ficarão na Esplanada dos Ministérios e o grupo com posições contrárias ao governo vai se concentrar no estacionamento da Torre de TV. 

Com policiamento reforçado em toda área central, haverá pontos de revista próximos à Catedral, nas escadarias de acesso aos Ministérios, em toda extensão do Eixo Monumental e proximidades da via W3 e setor hoteleiro Norte e Sul. 

Entre os itens proibidos estão armas em geral, fogos de artifícios, mastros de bandeiras, garrafas de vidro e latas, substâncias inflamáveis e qualquer objeto que possa causar ferimentos.

A partir da meia-noite de terça-feira (07) será proibido o tráfego de veículos na Esplanada dos Ministérios. E a partir das 06 horas da manhã não será possível transitar com veículos na altura da W3 até a Funarte, no Eixo Monumental.

O Eixão do Lazer vai funcionar normalmente, ou seja, fechado para veículos e permitida passagem de pedestres de 7h às 19h.

Já os postos de vacinação contra a covid-19 que ficam na área central da capital não funcionarão em virtude dos atos.

A partir das seis da tarde, haverá vacinação apenas na Praça dos Cristais, no Setor Militar Urbano. A medida não afeta as outras regiões administrativas. 

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, as forças de segurança do Distrito Federal vão atuar de forma integrada e seguindo protocolo elaborado previamente. Flagrantes serão direcionados para o Departamento de Polícia Especializada, no Parque da Cidade.

Edição: Bianca Paiva / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo