CPI da Pandemia tem sessões previstas até a próxima quinta-feira (30)

Relator deixou em aberto se haverá novas convocações

Publicado em 24/09/2021 - 13:32 Por Lucas Pordeus León - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Com prazo para funcionar até o dia 5 de novembro, a CPI da Pandemia está com sessões previstas até a próxima quinta-feira (30). O relator, senador Renan Calheiros, informou que vai apresentar o relatório final no dia seguinte ao último depoimento, mas deixou em aberto se haverá novas convocações.

No final de agosto, Renan chegou a afirmar que o relatório seria entregue até o fim de setembro.

A CPI da Pandemia vai ouvir na terça-feira (28) a advogada Bruna Morato, que representa os médicos da operadora de planos de saúde Prevent Senior, que elaboraram um dossiê acusando a empresa de usar remédios sem eficácia comprovada contra a covid-19, além de ser suspeita de realizar estudos em pacientes sem autorização das famílias e do Conselho de Ética em pesquisa da área da saúde, o CONEP. Há ainda denúncia de alteração de atestados de óbitos para ocultar mortes causadas pelo coronavírus.

O senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, autor do requerimento que convocou a advogada Bruna Morato, argumentou que a oitiva é necessária porque o diretor-executivo da Prevent Senior, Pedro Batista Júnior, negou as acusações.

Na quarta-feira (29), a CPI deve ouvir o empresário Luciano Hang, dono das lojas de varejo Havan. A solicitação é do relator da Comissão, senador Renan Calheiros, devido à suposta participação do empresário em campanhas em defesa de tratamentos sem eficácia comprovada contra a covid-19 e contrárias às vacinas.

Há ainda a previsão de um terceiro depoimento na semana, a ser marcado para quinta-feira, que ainda não está definido, mas será ou do ex-diretor do Instituto Evandro Chagas, do Pará, Márcio Nunez, acusado de desvios de recursos da saúde, ou do secretário de saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, para comentar supostos casos de subnotificação de óbitos de covid-19 da operadora de plano de saúde Prevent Senior.

Edição: Paula Castro/ Renata Batista

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Meio Ambiente

Próximo à COP26, governo cria comitê sobre mudanças climáticas

Também foi criado nesta segunda-feira (25) o Programa Nacional de Crescimento Verde, coordenado pelos ministérios do Meio Ambiente e da Economia. A iniciativa tem como objetivo aliar a redução das emissões de carbono, conservação de florestas e uso racional de recursos naturais com geração de emprego verde e crescimento econômico.

Baixar arquivo
Economia

Estudo da UFSCar aponta que 3/4 do comércio de vizinhança é de comida

ma pesquisa da Universidade Federal de São Carlos, em São Paulo, analisou esse tipo de comércio, tanto em edifícios residenciais quanto em um condomínio de casas, de abril a novembro do ano passado. E descobriu que a cada quatro vizinhos comerciantes, três vendem algum tipo de alimento.

Baixar arquivo
Política

Justiça Eleitoral vai centralizar dados sobre direitos políticos

São aqueles que definem em que casos as pessoas não podem votar ou em que situações elas não podem ser eleitas. Para isso, o Infodip, Sistema de Informações de Óbitos e Direitos Políticos, passará a ser centralizado no Tribunal Superior Eleitoral, em vez de ficar dividido entre os tribunais regionais.

Baixar arquivo
Saúde

Governo do RJ investiga morte de policiais com febre maculosa

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro investiga as mortes de dois policiais militares com suspeita de febre maculosa.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Código com leis que defendem as mulheres é lançado em São Paulo

A lei aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado e sancionada pelo governador João Dória, no último dia 15, reúne todas as leis que tratam de direitos das mulheres.

Baixar arquivo
Saúde

Rede de apoio auxilia pacientes a superar o câncer

Segundo a psicóloga Jucileia Rezende Souza, o suporte social é fundamental para a pessoa em tratamento de câncer.

Baixar arquivo