CPI da Pandemia tem sessões previstas até a próxima quinta-feira (30)

Relator deixou em aberto se haverá novas convocações

Publicado em 24/09/2021 - 13:32 Por Lucas Pordeus León - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Com prazo para funcionar até o dia 5 de novembro, a CPI da Pandemia está com sessões previstas até a próxima quinta-feira (30). O relator, senador Renan Calheiros, informou que vai apresentar o relatório final no dia seguinte ao último depoimento, mas deixou em aberto se haverá novas convocações.

No final de agosto, Renan chegou a afirmar que o relatório seria entregue até o fim de setembro.

A CPI da Pandemia vai ouvir na terça-feira (28) a advogada Bruna Morato, que representa os médicos da operadora de planos de saúde Prevent Senior, que elaboraram um dossiê acusando a empresa de usar remédios sem eficácia comprovada contra a covid-19, além de ser suspeita de realizar estudos em pacientes sem autorização das famílias e do Conselho de Ética em pesquisa da área da saúde, o CONEP. Há ainda denúncia de alteração de atestados de óbitos para ocultar mortes causadas pelo coronavírus.

O senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, autor do requerimento que convocou a advogada Bruna Morato, argumentou que a oitiva é necessária porque o diretor-executivo da Prevent Senior, Pedro Batista Júnior, negou as acusações.

Na quarta-feira (29), a CPI deve ouvir o empresário Luciano Hang, dono das lojas de varejo Havan. A solicitação é do relator da Comissão, senador Renan Calheiros, devido à suposta participação do empresário em campanhas em defesa de tratamentos sem eficácia comprovada contra a covid-19 e contrárias às vacinas.

Há ainda a previsão de um terceiro depoimento na semana, a ser marcado para quinta-feira, que ainda não está definido, mas será ou do ex-diretor do Instituto Evandro Chagas, do Pará, Márcio Nunez, acusado de desvios de recursos da saúde, ou do secretário de saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, para comentar supostos casos de subnotificação de óbitos de covid-19 da operadora de plano de saúde Prevent Senior.

Edição: Paula Castro/ Renata Batista

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo