Diretor da Prevent, Pedro Batista Jr, não comparece à CPI da Pandemia

Publicado em 16/09/2021 - 14:26 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O diretor executivo da operadora de saúde Prevent Senior, Pedro Benedito Batista Júnior, não compareceu à CPI da Pandemia nesta quinta-feira.

Os senadores foram informados pelos advogados do médico que não houve tempo hábil para garantir a presença dele na comissão, já que a convocação aconteceu somente na tarde de ontem. Os advogados citaram que, de acordo com o Código de Processo Civil, o prazo mínimo para atender a uma convocação como essa é de 48 horas.

Por causa disso, o presidente da CPI, senador Omar Aziz, solicitou que Batista Júnior fosse convocado para depor na próxima quarta-feira, dia 22.

Mesmo sabendo que não estaria na CPI nesta quinta, o médico recorreu ao Supremo Tribunal Federal e obteve um habeas corpus para permanecer em silêncio.

Os senadores querem saber da Prevent Senior sobre uma suposta pressão para que os médicos conveniados prescrevessem medicamentos do chamado tratamento precoce para a covid-19. Além disso, a empresa, que é sediada em São Paulo, também é acusada de proibir uso de protocolos recomendados como terapia contra a covid-19.

O senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, que trouxe o assunto da Prevent Senior à CPI, não descarta a possibilidade de a comissão convidar médicos da empresa para confirmar o que, segundo ele, está documentado. Ele questionou o pedido de Batista Júnior para ficar em silêncio.

Para a próxima semana, também deve ser ouvido o ministro da CGU, a Controladoria-Geral da União, Wagner Rosário.

Edição: Sâmia Mendes / Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Campanha Respeitável Circo vai garantir serviços públicos aos artistas

Agora, com um cartão nacional de saúde específico para a população circense,a comunidade poderá ser atendida em qualquer unidade de saúde do país. Já o Ministério da Educação prepara uma cartilha para orientar estados e municípios sobre a oferta de ensino.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Estudo da Rede Clima mostra que o país pode evitar o desmatamento

Um estudo da Rede Clima  estima que o Brasil pode evitar o desmatamento de 10 milhões de hectares de floresta Amazônica. Para isso, o país deve investir R$1,45 bilhão em 20 anos.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz aponta estabilidade em casos de síndrome respiratória grave

O coordenador do Infogripe, Marcelo Gomes, afirma que o país vive o melhor momento desde o início da pandemia, mas avalia, no entanto, que ainda é preciso ter cautela. Isso porque esses valores ainda não representam um nível de segurança epidemiológico.

Baixar arquivo
Geral

Quase 15 mil pessoas sofrem com a salinização do rio Amazonas no Amapá

Com a situação de emergência no Arquipélago do Bailique, a Secretaria de Mobilização e Participação Popular de Macapá iniciou uma campanha para arrecadação de água potável para as 54 comunidades que vivem no local.

Baixar arquivo
Política

STF derruba artigos da reforma trabalhista que restringiam gratuidade

Por maioria de votos, o Supremo Tribunal Federal julgou inconstitucionais dispositivos da reforma trabalhista de 2017 que determinaram o pagamento de honorários periciais e sucumbenciais por beneficiários da justiça gratuita.

Baixar arquivo
Saúde

Antecipação da vacina da Pfizer acende alerta para validade das doses

O problema é que muitas pessoas que, pela previsão inicial, tomariam a segunda dose em novembro, não estão comparecendo.

Baixar arquivo