Diretor da Prevent, Pedro Batista Jr, não comparece à CPI da Pandemia

Publicado em 16/09/2021 - 14:26 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O diretor executivo da operadora de saúde Prevent Senior, Pedro Benedito Batista Júnior, não compareceu à CPI da Pandemia nesta quinta-feira.

Os senadores foram informados pelos advogados do médico que não houve tempo hábil para garantir a presença dele na comissão, já que a convocação aconteceu somente na tarde de ontem. Os advogados citaram que, de acordo com o Código de Processo Civil, o prazo mínimo para atender a uma convocação como essa é de 48 horas.

Por causa disso, o presidente da CPI, senador Omar Aziz, solicitou que Batista Júnior fosse convocado para depor na próxima quarta-feira, dia 22.

Mesmo sabendo que não estaria na CPI nesta quinta, o médico recorreu ao Supremo Tribunal Federal e obteve um habeas corpus para permanecer em silêncio.

Os senadores querem saber da Prevent Senior sobre uma suposta pressão para que os médicos conveniados prescrevessem medicamentos do chamado tratamento precoce para a covid-19. Além disso, a empresa, que é sediada em São Paulo, também é acusada de proibir uso de protocolos recomendados como terapia contra a covid-19.

O senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, que trouxe o assunto da Prevent Senior à CPI, não descarta a possibilidade de a comissão convidar médicos da empresa para confirmar o que, segundo ele, está documentado. Ele questionou o pedido de Batista Júnior para ficar em silêncio.

Para a próxima semana, também deve ser ouvido o ministro da CGU, a Controladoria-Geral da União, Wagner Rosário.

Edição: Sâmia Mendes / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo