Parlamentares discutem a reforma administrativa na Comissão Especial

Publicado em 23/09/2021 - 14:39 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

As discussões sobre a reforma administrativa na Comissão Especial começaram por volta das 11h30.  Ainda não há consenso para votação do parecer do relator deputado Arthur Maia do DEM da Bahia. Para se ter uma ideia, o texto apresentado nesta quinta-feira é a quinta versão do relatório.

Parlamentares se articulam para definir como será a discussão. Mais cedo, por exemplo, os deputados contrários à proposta se reuniram para traçar estratégias na tentativa de barrar a proposta. E já começaram a reunião obstruindo os trabalhos.

Entre os pontos polêmicos, a possibilidade de redução em até 25% de jornadas e salários de servidores públicos. Além da previsão de um artigo que permite parcerias entre governos e a iniciativa privada para a prestação de serviços públicos.

A proposta também amplia o prazo de contratos temporários de servidores de 6 para 10 anos. Esses contratos deixam de ser uma exceção pelo texto.

Caiu ainda a previsão de foro privilegiado para delegado-geral da Polícia Federal, e a transferência da PF para a competência do Judiciário, entre outros pontos.

No entanto, estão mantidos os privilégios de juízes e promotores. Na versão anterior a proposta retirava,  por exemplo, a concessão de férias superiores a 30 dias para magistrados e membros do Ministério Público. Também está mantida a aposentadoria compulsória como modalidade de punição para os magistrados membros do MP.

Edição: Leila Santos / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo