A falta de acesso à água é um grande problema para milhares de pessoas no semiárido nordestino. Para mudar essa realidade, o governo federal está percorrendo os nove estados da região, com anúncios e entregas de obras de infraestrutura hídrica.
No sertão paraibano, o presidente Jair Bolsonaro inaugurou, agora há pouco, a última etapa da obra física do projeto de integração do Rio São Francisco. O presidente explicou que a obra passou por vários governos e estava parada, e que a missão do seu governo era construir e entregar a infraestrutura à população.
O último trecho de canal do projeto de integração tem 8 km de extensão e fica entre os reservatórios Caiçara, em São José de Piranhas, e Ávidos, em Cajazeiras, na Paraíba. Com isso, após 13 anos desde o início do empreendimento, as obras físicas necessárias para garantir o caminho das águas dos dois eixos estão concluídas.
Ao todo, o projeto de integração do rio São Francisco vai levar água para 12 milhões de brasileiros. Dividida em dois eixos - leste e norte -, a transposição capta água no rio São Francisco e a transporta por meio de túneis, adutoras, estações de bombeamento e barragens para bacias hidrográficas do Ceará, da Paraíba, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte.
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF), 10/04/2023 - Fachada do ministério de Relações Exteriores.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![REUTERS/Annegret Hilse/Reprodução proibida. Síria- 08/12/2024 Pessoas comemoram, depois que os rebeldes sírios anunciaram que expulsaram Bashar al-Assad da Síria. REUTERS/Ahmad Al-Kerdi/ Reprodução proibida.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Foto: Thiago Kaue / SecomGOV Santa Catarina 07/12/2024 Governador acompanha na Defesa Civil situação das chuvas em SC e reforça o trabalho de proteção à população. Foto: Thiago Kaue / SecomGOV](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcos Santos/USP Imagens vestibular.jpg](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![REUTERS/Annegret Hilse/Reprodução proibida. Síria- 08/12/2024 Pessoas comemoram, depois que os rebeldes sírios anunciaram que expulsaram Bashar al-Assad da Síria. REUTERS/Annegret Hilse/Reprodução proibida.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)