Câmara aprova PL que fixa valor de cobrança do ICMS sobre combustíveis

Texto segue para análise do Senado

Publicado em 14/10/2021 - 11:22 Por Ana Lucia Caldas* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Os deputados aprovaram na noite dessa quarta-feira (13) um projeto de lei que que estabelece um valor fixo para a cobrança do ICMS, Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, sobre os combustíveis. Foram 392 votos a favor, 71 contra e duas abstenções. O texto segue agora para análise do Senado Federal.

Segundo o relator do substitutivo, DrJaziel (PL-CE), as mudanças na legislação devem levar à redução do preço final praticado ao consumidor de, em média, 8% para a gasolina comum, 7% para o etanol hidratado e 3,7% para o diesel B.

O texto aprovado obriga estados e o Distrito Federal a especificar a alíquota cobrada do ICMS de cada produto pela unidade de medida adotada, seja litro, quilo ou volume, e não mais sobre o valor da mercadoria, como acontece atualmente. A proposta torna, na prática, o ICMS invariável diante das oscilações no preço dos combustíveis e de mudanças do câmbio.

Atualmente, o ICMS incidente sobre os combustíveis é devido por substituição tributária para frente, sendo a sua base de cálculo estimada a partir dos preços médios ponderados ao consumidor final, apurados quinzenalmente pelos governos estaduais. As alíquotas de ICMS para gasolina, por exemplo, variam entre 25% e 34%, dependendo do estado.

No novo cálculo, as alíquotas serão definidas pelos estados e Distrito Federal para cada produto a partir da unidade de medida adotada, no caso o litro para os combustíveis.

As alíquotas específicas do ICMS devem ser fixadas anualmente e irão vigorar por 12 meses, mas não poderão ultrapassar o valor na medida dos preços usualmente praticados no mercado nos últimos dois anos. 

* Com informações da Agência Brasil.

Edição: Renata Batista

Últimas notícias
Economia

Ford faz compromisso de venda de fábrica em Taubaté (SP)

Em comunicado, a montadora disse que assinou nessa quarta-feira o termo de compromisso de compra e venda com a São José Desenvolvimento Imobiliário.

Baixar arquivo
Política

TCU aprova a privatização da Eletrobras

O governo optou por realizar a privatização na forma de uma capitalização, sendo ofertadas novas ações da Eletrobras na bolsa de valores.

Baixar arquivo
Saúde

Podcast Entrevista é Nacional: como funciona a telemedicina no Brasil

Em 2022, o Conselho Federal de Medicina regulamentou essa prestação de serviço que vai além da teleconsulta e engloba telerradiologia, telediagnóstico, teletriagem, telemonitoramento e até telecirurgia. Ouça no Entrevista é Nacional

Baixar arquivo
Economia

Geadas podem causar prejuízos às plantações

Com a chegada da onda de frio nesta semana ao país, o Instituto Nacional de Meteorologia alerta para os prejuízos que as geadas podem causar às plantações.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Programa busca incentivar aproximação de cientistas e mercado

O programa Acelerando Cientistas é realizado pelo Sebrae São Paulo e executado pela Wylinka, que atua promovendo inovações e empreendedorismo de base científica no Brasil.

Baixar arquivo
Economia

Paulo Guedes diz que Brasil é chave para segurança energética no mundo

O ministro da Economia disse que o país está deixando de ser visto internacionalmente como um problema com relação à economia ambiental e está se tornando parte da solução.

Baixar arquivo