Centenário de nascimento de Leonel Brizola ganha homenagens no RJ

Publicado em 19/01/2022 - 15:50 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Um dos políticos que escreveram o nome na história do país, se vivo fosse, completaria 100 anos no próximo dia 22. Leonel de Moura Brizola, gaúcho de nascimento, mas carioca de coração, vai ganhar homenagens em vários pontos do país. Na capital do Rio de Janeiro, estado que governou duas vezes, em 1983 e 1991, a programação foi lançada nesta quarta-feira no Palácio da Cidade, em Botafogo, na zona sul carioca.

O prefeito Eduardo Paes falou sobre a participação de Brizola em sua trajetória política. Presente ao evento, Leonel Brizola Neto ressaltou as obras realizadas no estado do Rio de Janeiro durante a gestão de seu avô e a facilidade com que ele lidava com a população.

Entre as ações comemorativas ao centenário de nascimento do político está o lançamento do documentário Anotações para uma história, Leonel de Moura Brizola, do cineasta e historiador Sílvio Tendler em uma coprodução com a RioFilmes, empresa de audiovisual ligada à prefeitura carioca.

Nascido em 22 de janeiro de 1922, no povoado de Cruzinha, no Rio Grande do Sul, Brizola morreu em junho de 2004, vítima de um edema pulmonar seguido de infarto.

Brizola entrou para política na década de 1940, eleito deputado estadual pelo PTB. A partir daí ocupou cadeira na Câmara Federal, foi prefeito de Porto Alegre e, depois, governador do Rio Grande do Sul.

Em 1962, transferiu seu domicílio eleitoral para a antiga Guanabara, onde se elegeu deputado federal.

A partir de 1964,  viveu no exílio, retornando ao Brasil em 1979, quando fundou e presidiu o Partido Democrático Trabalhista (PDT).

Leonel de Moura Brizola seguiu ativamente na política até sua morte, incluindo a disputa da eleição presidencial de 1989. Por pouco não foi para o segundo turno.

Edição: Vitória Elizabeth / GT Passos

Últimas notícias
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caravana Brasil Sem Fome fica no Pará até este sábado (20)

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a caravana tem como meta tirar o Brasil do Mapa da Fome. Quase R$ 700 milhões serão investidos em áreas como segurança alimentar, saúde e agricultura familiar.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas encaram desafio da cultura e da língua portuguesa

Oferecer ensino regular para crianças indígenas se tornou uma das principais políticas públicas de reparação aos povos originários.

Baixar arquivo