Olinda Bolsonaro, mãe do presidente da República, morre aos 94 anos

Publicado em 21/01/2022 - 15:41 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Após a morte da mãe, na madrugada desta sexta-feira (21), o presidente Jair Bolsonaro (PL) cancelou compromissos em viagem à Guiana – país que faz fronteira com a região Norte do Brasil – e retornou ao país. Antes de embarcar de volta ao Brasil, Bolsonaro postou nas redes sociais um vídeo com imagens da mãe e anunciou a morte dela.

Olinda Bonturi Bolsonaro morreu aos 94 anos, nesta sexta, após quatro dias de internação em um hospital particular na cidade de Registro, a cerca de 60 km de Eldorado, onde morava. Jair Bolsonaro seguiu para o município depois que desembarcou em São Paulo.

O vice-presidente, Hamilton Mourão, disse ter conversado com Bolsonaro para prestar condolências, quando ele embarcava de volta para o Brasil. Mourão informou que não pretende ir até o velório, por entender que é um momento “da família” e, também, devido à pandemia.

O senador Flávio Bolsonaro, neto de Olinda, republicou o post do presidente e, depois, se dirigiu à avó, no Twitter, a quem agradeceu “por tudo”. A primeira-dama, Michelle Bolsonaro, publicou uma passagem bíblica e disse estar em oração pela própria família.

A equipe do governo prestou condolências ao presidente Bolsonaro, por meio de uma nota da Secretaria de Comunicação da Presidência. De forma individual, alguns membros do governo manifestaram pesar nas redes sociais.

A ministra da Mulher e dos Direitos Humanos, Damares Alves, desejou força aos familiares e “que Deus console a família”. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, também na rede social, registrou o sentimento de pesar ao presidente e familiares. O ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, desejou conforto ao coração dos familiares.

Mensagens de condolências e solidariedade foram publicadas por amigos, familiares, parlamentares e demais autoridades, ao longo do dia. A embaixada dos Estados Unidos, no Brasil, lamentou a morte de Olinda Bolsonaro. O Partido Liberal, legenda à qual o presidente é filiado, também publicou nota de pesar, na rede social.

Últimas notícias
Justiça

Justiça nega pedido de habeas corpus do ex-vereador Dr. Jairinho

A defesa pediu que sua prisão fosse substituída por monitoramento eletrônico. O ex-vereador está preso desde abril do ano passado, acusado da morte do menino Henry Borel, de 4 anos.

Baixar arquivo
Economia

Rio de Janeiro terá primeira planta de geração de hidrogênio verde

O estado do Rio de Janeiro terá a primeira planta para geração de hidrogênio verde no país.

Baixar arquivo
Geral

Frente fria vai trazer fortes chuvas no norte da região Nordeste

O alerta laranja para perigo no acumulado de chuva é do Instituto Nacional de Meteorologia e vale até domingo (22). As chuvas fortes, também devem atingir o norte do Pará, do Amazonas e Roraima, e todo o Amapá.

Baixar arquivo
Saúde

Portugal tem aumento de 33% no número de mortes por covid-19

País tem crescimento de casos de contágio e de mortes por Covid-19 nos últimos sete dias. Para os especialistas, o motivo é o avanço da linhagem BA.5 somado ao fim da obrigatoriedade do uso da máscara.

 

Baixar arquivo
Saúde

Turmas da UFMG suspendem aulas presenciais após casos de covid

O protocolo da universidade orienta a suspensão das atividades presenciais quando são notificados pelo menos três casos de coronavírus em uma mesma turma, no intervalo de uma semana.

Baixar arquivo
Justiça

Flordelis: Justiça nega solicitação para transferir julgamento

Flordelis está com o julgamento marcado no Júri Popular para o próximo dia 06 de junho. A ex-deputada é acusada de ter participado do assassinato de seu marido, o pastor Anderson do Carmo, em junho de 2019.

Baixar arquivo