Caixa lança linha de antecipação de frete para caminhoneiros

Publicado em 04/02/2022 - 21:08 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O governo federal lançou nesta sexta-feira (4) uma nova linha de crédito exclusiva para antecipação de custos de frete aos caminhoneiros. Os créditos do Caixa Giro Transporte antecipam os recursos na conta de motoristas autônomos em até 120 dias, com taxa a 1,99% ao mês.

Durante cerimônia com a presença do presidente Jair Bolsonaro, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, apresentou os detalhes dessa operação de capital de giro estruturada pelos ministérios da Economia e Infraestrutura.

O presidente da Caixa destacou que a linha de crédito com taxas de juros mais baixas dará aos caminhoneiros um alívio para pagar o diesel ou fazer reformas no caminhão.

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, explicou que as empresas poderão antecipar os fretes que tiverem registro no sistema da Secretaria da Fazenda, a partir da emissão do MDF-e, Manifesto Eletrônico Fiscal.

Para contratação dessa nova linha, a empresa de transporte deve solicitar a habilitação do limite em qualquer agência da Caixa, mediante avaliação de crédito. Com a aprovação, o crédito é realizado digitalmente na conta do caminhoneiro.

Edição: Nádia Faggiani / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo