logo Radioagência Nacional
Política

Wanderlei Barbosa toma posse como governador do Tocantins

Baixar
Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional
12/03/2022 - 12:39
Brasília

Com o pedido de renúncia de Mauro Carlesse, Wanderlei Barbosa tomou posse, nesta sexta-feira, como governador de Tocantis. Ele se torna o oitavo governador do estado.

A renúncia de Carlesse foi apresentada pouco antes do início do segundo turno da votação do processo de impeachment que levaria à formação de um Tribunal Misto para julgar o agora ex-governador por crimes de responsabilidade.

No entanto, diante da renúncia, o presidente da Assembleia, Antônio Andrade declarou a extinção do processo e pediu o arquivamento.  

Wanderlei já estava no cargo como governador no exercício do cargo por decisão do Superior Tribunal de Justiça desde outubro do ano passado.

No primeiro pronunciamento, Wanderlei Barbosa afirmou que efetivação no cargo traz mais responsabilidade, disse que em breve vai tirar a obrigatoriedade das máscaras e pediu à população que busque a vacinação. Ele também anunciou que, entre outras ações, vai dar mais atenção à saúde

O advogado de defesa de Mauro Carlesse, Juvenal Klayber Coelho, afirmou que o pedido de renúncia foi para ele apresentar de forma tranquila sua defesa junto à justiça. Em mensagem de Carlesse aos deputados, ele afirmou que foi alvo de crimes inventados. Nas redes sociais, o ex-governador gravou um vídeo e disse que havia chegado ao limite.

O pedido de impeachment apresentado pelo advogado Evandro Araújo de Melo Júnior foi aceito em dezembro.

As acusações foram baseadas na decisão do Superior Tribunal de Justiça de afastar Carlesse do cargo no ano passado. As investigações são da Polícia Federal e apontam participação dele em um esquema de recebimento de propinas e também interferência política na polícia civil.

x