Janela partidária para deputados termina nesta sexta-feira (1)

Publicado em 01/04/2022 - 15:57 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Estamos a poucas horas do fim da janela partidária. Esse prazo é válido para deputados de todas as esferas - Federal, Estadual e Distrital - trocarem de partido o risco de perder o mandato. Com essas trocas, as bancadas na Câmara dos Deputados vão ganhar uma nova cara. 

Neste momento, de acordo com informações da Secretaria Geral da Mesa Diretora da Câmara, o União Brasil, partido criado pela fusão entre o DEM e o PSL, é a maior bancada da Casa com 78 parlamentares. Em segundo lugar vem o PT, com 53 deputados. Na sequência, aparece o Partido Progressistas, com 43 representantes; seguido pelo PL, que soma 42 deputados.

Dois dos partidos mais tradicionais, MDB e PSDB, perderam um deputado cada, durante a janela. Já a Rede continua com apenas um deputado federal. A “janela partidária” vai até as 23 horas e 59 minutos desta sexta-feira.

Essa autorização para a troca de partido sem o risco de perder o mandato foi regulamentada pela Reforma Eleitoral de 2015. E é consequência de uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral, que considera que o mandato pertence ao partido, e não ao candidato eleito.

Fora do período da janela partidária, só é possível trocar de sigla sem perder o mandato caso o partido acabe ou tenha fusão com outro.

A regra não vale para senadores, que podem mudar de partido quando quiserem, ou mesmo permanecer sem partido, exceto para disputar eleições.

 

Edição: Sâmia Mendes / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Direitos Humanos

Um bilhão de refeições são desperdiçadas todos os dias, aponta ONU

Segundo o coordenador da Ação da Cidadania, Kiko Afonso, as estimativas mostram que mais de 80% do desperdício de alimentos no Brasil vem da cadeia produtiva do alimento até o supermercado. Além disso, o que se desperdiça, daria para alimentar oito vezes a população brasileira durante um ano.

Baixar arquivo
Saúde

Mais 165 municípios vão receber vacinas contra a dengue

Mais 165 municípios vão receber vacinas contra a dengue a partir de abril. 

São cidades dos estados de Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina e São Paulo. 

Baixar arquivo
Saúde

Secretário de Saúde declara fim da epidemia de dengue no RJ

Após a cidade do Rio de Janeiro ultrapassar a marca de 82 mil casos de dengue nos três primeiros meses do ano, o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, anunciou nesta sexta-feira o fim da epidemia da doença.

Baixar arquivo
Segurança

Força Nacional prorroga atuação no Rio de Janeiro por mais 30 dias

A Força Nacional de Segurança Pública continuará no Rio de Janeiro por mais 30 dias. O prazo para a atuação dos agentes, em apoio aos órgãos de segurança federal e estaduais, terminaria neste domingo.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo
Educação

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo