logo Radioagência Nacional
Política

Dono de consultoria diz que não atuou na liberação de verbas do FNDE

Baixar
Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional
05/05/2022 - 16:05
Brasília

O consultor Jorge Guilherme da Silva Souza negou aos senadores que sua empresa, a JG Consultoria, tenha cometido irregularidade na intermediação de recursos do FNDE, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. O depoimento ocorreu na reunião desta quinta-feira da Comissão de Educação do Senado que analisa as suspeitas de favorecimento no repasse de verbas do Ministério da Educação e do FNDE.

A empresa dele foi mencionada à Comissão pelo prefeito do município maranhense de Rosário, Calvet Filho, em depoimento no início de abril. Segundo o prefeito, Jorge Souza intermediou uma reunião dele com o ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro.

A Comissão apura denúncias de tráfico de influência nos repasses do FNDE na gestão de Ribeiro, que deixou o ministério em março, após a divulgação das denúncias.

Questionado pelo autor do requerimento, senador Randolfe Rodrigues, da Rede do Amapá, Souza negou ter participado de qualquer reunião com representantes políticos e explicou como sua empresa atua.

Os senadores da Comissão de Educação querem ouvir agora os prefeitos citados em denúncias de irregularidades para liberação de recursos do MEC e do FNDE.

x