Dono de consultoria diz que não atuou na liberação de verbas do FNDE

Publicado em 05/05/2022 - 16:05 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O consultor Jorge Guilherme da Silva Souza negou aos senadores que sua empresa, a JG Consultoria, tenha cometido irregularidade na intermediação de recursos do FNDE, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. O depoimento ocorreu na reunião desta quinta-feira da Comissão de Educação do Senado que analisa as suspeitas de favorecimento no repasse de verbas do Ministério da Educação e do FNDE.

A empresa dele foi mencionada à Comissão pelo prefeito do município maranhense de Rosário, Calvet Filho, em depoimento no início de abril. Segundo o prefeito, Jorge Souza intermediou uma reunião dele com o ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro.

A Comissão apura denúncias de tráfico de influência nos repasses do FNDE na gestão de Ribeiro, que deixou o ministério em março, após a divulgação das denúncias.

Questionado pelo autor do requerimento, senador Randolfe Rodrigues, da Rede do Amapá, Souza negou ter participado de qualquer reunião com representantes políticos e explicou como sua empresa atua.

Os senadores da Comissão de Educação querem ouvir agora os prefeitos citados em denúncias de irregularidades para liberação de recursos do MEC e do FNDE.

Edição: Paula de Castro Ribeiro / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo