Eleições 2022: termina hoje prazo para regularizar título de eleitor
Quem quiser votar nas eleições de outubro tem até hoje (04) para emitir ou regularizar o título de eleitor. Esse é o prazo legal para que a Justiça Eleitoral conclua o cadastro de todo o eleitorado apto a votar nas eleições.
Por meio do site oficial TítuloNet, é possível verificar pendências no título de eleitor, requerer a primeira via do documento, fazer a transferência de município de votação e alterar dados pessoais.
O TSE, Tribunal Superior Eleitoral registrou um aumento na procura por esses serviços, mas isso acabou sobrecarregando o Portal da Justiça Eleitoral, na internet. Justamente por conta desse acúmulo de solicitações no último dia do prazo, o TSE suspendeu o funcionamento do aplicativo e-título, até amanhã, para reduzir a sobrecarga sobre o sistema. Isso porque o e-título não fornece serviços como retirada ou regularização do título de eleitor.
As campanhas em diversos veículos, os informes da imprensa e até mesmo de celebridades, convocando os jovens a retirarem o título vêm funcionando. Por isso, o TSE registrou, em um dia e meio, mais de um milhão de atendimentos eleitorais. Como hoje é o último dia para as solicitações, o tribunal superior eleitoral vai analisar e decidir cada solicitação, que pode ser acompanhada pela internet. Por isso é importante aguardar essa análise, porque o prazo da justiça eleitoral é de responder os pedidos em até um mês.
Até o fim do dia de hoje (04), dá tempo: basta acessar o portal do TSE, no título net, e solicitar algum dos serviços para o título eleitoral. A partir de amanhã, não vai ser mais permitido o pedido de regularização, transferência ou emissão. O resultado de quantas pessoas estão aptas para votar em outubro, deve ser divulgado somente no dia 11 de julho, segundo estimativa do TSE.