Ministério da Infraestrutura anuncia investimentos em ferrovias

Publicado em 20/05/2022 - 14:40 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Ao participar do terceiro e último dia do Congresso Mercado Global de Carbono, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, anunciou investimentos de R$ 150 bilhões nos próximos anos para a reestruturação do setor ferroviário no país.

O objetivo, segundo ele, é equilibrar a matriz de transportes no Brasil, incluindo também projetos para hidrovias, e, assim, diminuir os custos e reduzir a emissão de gás carbônico na atmosfera. Hoje, a matriz é dominada pelas rodovias, por onde são transportadas 65% das cargas.

Como exemplo, Sampaio citou o projeto da Ferrogrão, que conecta Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, a Miritituba, no Pará, e vai tirar 1 milhão de toneladas de emissão de gás carbônico do ar.

O ministro destacou que o governo trouxe de volta o sistema de autorização, passando para a iniciativa privada o risco, a competência e a propriedade dessas ferrovias.

O painel que discutiu o crescimento verde também teve a participação do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Alvin. Ele enfatizou que o desafio tecnológico hoje é o hidrogênio, que vai contribuir para ativar a bioeconomia e permitir melhor distribuição de energia limpa no país.

Segundo ele, o ministério já mapeou todas as experiências científicas com o hidrogênio e vai fazer investimentos em pesquisas e empreendimentos inovadores.

O debate foi mediado pelo o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, que comemorou a marca de mais de 7 mil participantes virtuais no Congresso, que discute estratégias e projetos pra fontes de energia mais limpa.

Edição: Nádia Faggiani / GT Passos

Últimas notícias
Geral

Cantareira vai a 40% do nível de água e entra em estado de alerta

Sabesp informou que ainda não há risco de desabastecimento. Sistema é composto por seis mananciais que, juntos, estão operando com 54% da capacidade.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas: 40 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas em Alagoas

As fortes chuvas que caíram em Alagoas a partir da madrugada deste sábado (02) deixaram 40 mil pessoas entre desalojadas e desabrigadas.

Baixar arquivo
Economia

Mercado de aviação cresce no Brasil, mas segue abaixo da pré-pandemia

Ao todo, 6 milhões e 400 mil passageiros voaram no mercado doméstico brasileiro em maio deste ano. O número representa 10% menos que o mês de maio de 2019, ou seja, antes da pandemia. 

Baixar arquivo
Internacional

Portugal vai criar novo visto de trabalho a brasileiros no país

Em visita ao Rio de Janeiro, neste sábado (02), o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, citou a proposta que cria um novo visto de trabalho para brasileiros.

Baixar arquivo
Geral

Cristo Redentor ganha iluminação especial na cor laranja

O tom escolhido para irradiar o icônico ponto turístico faz uma alusão ao Dia Municipal de Redução do Risco de Desastres.

Baixar arquivo
Economia

Doação de pessoa para campanha via PIX só pode ser feita pelo CPF

A decisão por unanimidade foi do plenário do Tribunal Superior Eleitoral na sessão desta sexta-feira.

Baixar arquivo