Nove cidades do Tocantins são investigadas por fraudes em licitações

Publicado em 19/05/2022 - 12:21 Por Gabriel Correa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís (MA)

As suspeitas de irregularidades nos contratos de transporte escolar em cidades do Tocantins foram identificadas pela Controladoria Geral da União em 2017 em dois municípios do estado: Araguaína e Gurupi.

Os auditores da CGU constataram indícios de montagem processual, simulação de pesquisas e preço, e restrição de competitividade nas licitações. A partir daí a Polícia Federal identificou que a empresa responsável pelo serviço em nove municípios do Estado teria desviado mais de R$ 23 milhões do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar.

Os municípios investigados são: Araguaína, Araguatins, Babaçulândia, Filadélfia, Goiatins, Nova Olinda, Riachinho, São Bento e Xambioá. 

Nesta quinta-feira (19), foram cumpridos 73 mandados de busca e apreensão, além de 5 medidas de afastamento de função pública e proibição de acesso aos órgãos públicos. A operação “Catilinárias” contou com a participação de policiais e auditores.

Os indícios dos crimes foram reforçados por meio de um acordo de colaboração premiada entre a empresa e o Ministério Público Federal.

Os investigados confirmaram a existência de rotas fantasmas e documentos adulterados para receber pagamentos por serviços não prestados. A polícia aponta o recebimento de mais de R$ 5 milhões em vantagens indevidas apenas para ex-prefeitos e ex-secretários.

Os investigados responderão pelos crimes de fraude, desvio de recursos, organização criminosa, falsidade ideológica, corrupção e lavagem de dinheiro. As penas podem somar 63 anos.

 

Edição: Sâmia Mendes / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Política

Semana na Câmara terá discussão da PEC que aumenta Auxílio Brasil

Expectativa é que os deputados analisem a PEC que prevê o aumento do Auxílio Brasil, cria o voucher caminhoneiro,um auxílio a taxistas e amplia valor do auxílio gás.

Baixar arquivo
Saúde

DF tem primeiro caso confirmado da varíola dos macacos

Paciente, que não teve a identidade revelada, é um homem na faixa etária de 30 a 39 anos, com histórico de viagem para a Europa.

Baixar arquivo
Geral

Alagoas: já são 50 cidades em situação de emergência devido às chuvas

De acordo com o último balanço divulgado pela Defesa Civil, há 40 mil pessoas desalojadas e desabrigadas, que estão sendo levadas para escolas, ginásios e prédios públicos. 

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: os programas femininos

Com a popularização do rádio nos anos 30, as emissoras precisavam apresentar uma programação mais elaborada e atraente. Surgiram, então, os programas segmentados e, entre eles, os que eram dedicados ao público mais ativo e fiel do rádio, o feminino.

Baixar arquivo
Geral

Cantareira vai a 40% do nível de água e entra em estado de alerta

Sabesp informou que ainda não há risco de desabastecimento. Sistema é composto por seis mananciais que, juntos, estão operando com 54% da capacidade.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas: 40 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas em Alagoas

As fortes chuvas que caíram em Alagoas a partir da madrugada deste sábado (02) deixaram 40 mil pessoas entre desalojadas e desabrigadas.

Baixar arquivo