Câmara do Rio ouve 2 testemunhas do processo contra Gabriel Monteiro

Publicado em 21/06/2022 - 21:13 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O vereador do Rio de Janeiro Gabriel Monteiro, do PL, explicou que a produção de vídeos em que sua equipe pagava moradores de rua para que cometessem crimes contra mulheres seriam na verdade uma campanha sua contra o feminicídio.

A declaração foi dada durante coletiva de imprensa após oitivas relacionadas ao processo por quebra de decoro parlamentar movido contra ele pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal do Rio.

Monteiro é suspeito de cometer crimes como assédio moral e sexual, estupro e peculato. O delegado Maurício Campos, que conduz o inquérito policial contra ele, foi ouvido pelo conselho de ética e esclareceu que mesmo que tenham sido boas as intenções, as ações podem ser consideradas criminosas.

Também prestou depoimento ao conselho o policial militar Pablo Foligno, que faz a segurança de Gabriel Monteiro. O PM confirmou que há uma mistura de papéis entre o trabalho de youtuber e de parlamentar e confirmou que há oferta de dinheiro nos vídeos para que moradores de rua pratiquem crimes.

Os membros do Conselho vêm sendo pressionados por seguidores de Gabriel Monteiro para que o depoimento dele seja aberto ao público e transmitido ao vivo pelas mídias sociais - o que não é permitido pelas normas do colegiado.

O vereador será ouvido pelo Conselho de ética na próxima quinta-feira.

O prazo final para conclusão do processo termina no dia 5 de julho. A votação no plenário só acontecerá em agosto, após o recesso parlamentar.

Para ser cassado, Gabriel Monteiro precisa da aprovação de dois terços dos vereadores da Casa. No caso de suspensão, será preciso que mais da metade dos parlamentares votem a favor.

Edição: Raquel Mariano / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Economia

Conta de luz: Julho permanece com bandeira tarifária verde

Isso significa que não haverá cobrança de custo adicional. A informação foi divulgada pela Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica.

Baixar arquivo
Segurança

SP: Policiais são presos acusados de lotear área de proteção ambiental

O esquema mirava terras públicas no município de Cotia, na região metropolitana da capital paulista. A região tem cerca de 900 mil metros quadrados e é conhecida como Parque das Nascentes.

Baixar arquivo
Geral

Ministério da Justiça determina que Tik Tok remova conteúdo impróprio

O Ministério da Justiça determinou que a plataforma online Tik Tok remova conteúdos impróprios para menores de 18 anos no Brasil. O documento determina que a rede social tem 72 horas para cumprir a ordem.

Baixar arquivo
Justiça

ICMS combustíveis: Gilmar Mendes marca audiência de conciliação

O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes marcou a audiência de conciliação para a próxima terça-feira, às 9h, com representantes dos estados e da União para discutir a tributação do ICMS, imposto que incide sobre combustíveis.

Baixar arquivo
Saúde

Vacinação contra a gripe será ampliada em todo país a partir de sábado

Toda a população, com pelo menos seis meses de idade, pode procurar um posto de saúde para receber a vacina contra a gripe.

Baixar arquivo
Esportes

Rádio Nacional transmite dois jogos neste fim de semana

Neste sábado (25), a partir das 19h, o Flamengo encara o América-MG em busca da reabilitação e de ficar mais distante do Z4. Neste domingo (26) é a vez do Clássico Vovô. A partir das 16h tem Botafogo e Fluminense.

Baixar arquivo