Câmara do Rio ouve 2 testemunhas do processo contra Gabriel Monteiro

Publicado em 21/06/2022 - 21:13 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O vereador do Rio de Janeiro Gabriel Monteiro, do PL, explicou que a produção de vídeos em que sua equipe pagava moradores de rua para que cometessem crimes contra mulheres seriam na verdade uma campanha sua contra o feminicídio.

A declaração foi dada durante coletiva de imprensa após oitivas relacionadas ao processo por quebra de decoro parlamentar movido contra ele pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal do Rio.

Monteiro é suspeito de cometer crimes como assédio moral e sexual, estupro e peculato. O delegado Maurício Campos, que conduz o inquérito policial contra ele, foi ouvido pelo conselho de ética e esclareceu que mesmo que tenham sido boas as intenções, as ações podem ser consideradas criminosas.

Também prestou depoimento ao conselho o policial militar Pablo Foligno, que faz a segurança de Gabriel Monteiro. O PM confirmou que há uma mistura de papéis entre o trabalho de youtuber e de parlamentar e confirmou que há oferta de dinheiro nos vídeos para que moradores de rua pratiquem crimes.

Os membros do Conselho vêm sendo pressionados por seguidores de Gabriel Monteiro para que o depoimento dele seja aberto ao público e transmitido ao vivo pelas mídias sociais - o que não é permitido pelas normas do colegiado.

O vereador será ouvido pelo Conselho de ética na próxima quinta-feira.

O prazo final para conclusão do processo termina no dia 5 de julho. A votação no plenário só acontecerá em agosto, após o recesso parlamentar.

Para ser cassado, Gabriel Monteiro precisa da aprovação de dois terços dos vereadores da Casa. No caso de suspensão, será preciso que mais da metade dos parlamentares votem a favor.

Edição: Raquel Mariano / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo