Gestores de 52 cidades do Nordeste e Sudeste fazem capacitação da ONU

Publicado em 13/06/2022 - 12:29 Por Gabriel Correa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís

Gestores e servidores municipais de 52 cidades do Nordeste e Sudeste começaram nesta segunda-feira (13) uma capacitação para aprimorar habilidades de desenvolvimento urbano regional.

A ação é parte do projeto “G52: Rede de Cidades-Polo do Nordeste", que é organizado pela Sudene (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste), junto com a ONU-Habitat e PNUD (Programas das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos e para Desenvolvimento).

O conteúdo do projeto foi estabelecido para atender aos desafios dos municípios, estabelecidos por meio de questionários e reuniões com pontos em comum.

O objetivo é ajudar na solução de problemas compartilhados, como a falta de alternativas ao financiamento para projetos municipais - por exemplo, as operações urbanas consorciadas.

Segundo Rayne Ferretti Moraes, oficial nacional do ONU-Habitat para o Brasil, esse é o caso de muitas cidades médias e pequenas, com poucas experiências administrativas. Mas ainda há outros exemplos de falta de compatibilização entre planos municipais.

Os municípios participantes do projeto são dos nove estados nordestinos (incluindo as capitais), mas também de cidades no Espírito Santo e em Minas Gerais. Esses municípios são considerados cidades-polo por causa da influência que exercem em suas regiões, segundo critérios do IBGE. 

Os municípios inscreveram até três servidores em cada um dos módulos, com incentivo especial para participação de gestores mulheres, negros, indígenas e com deficiência. De acordo com Rayne Ferretti, ainda há uma discrepância na participação política e institucional desses gestores.

A capacitação vai acontecer em quatro etapas, de cinco dias de duração cada, e estão programadas até o dia 15 de julho.

Edição: Sâmia Mendes / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo
Economia

Desenrola Brasil é prorrogado por mais 50 dias

O prazo terminaria em 31 de março e agora vai até o dia 20 de maio. A medida está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28).

Baixar arquivo
Geral

Celular ao volante é foco de operação da PRF na Semana Santa

O objetivo é garantir segurança nas estradas, prevenir acidentes e fiscalizar condutas irregulares dos motoristas.

Baixar arquivo
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo