O presidente Jair Bolsonaro vai se reunir, nesta segunda-feira, em Brasília, com representantes de embaixadas estrangeiras para falar das eleições brasileiras. O encontro está marcado para às 16h. Segundo o presidente, cerca de 40 embaixadores confirmaram presença.
Estão entre eles, da França e dos Estados Unidos, conforme apuramos. O Japão informou que o embaixador tem agenda em São Paulo e não poderá participar. Já Reino Unido e Argentina informaram que não receberam o convite. Tentamos contato com embaixadas de outros países da União Europeia e também com a China, mas não tivemos resposta.
Ministros de governo também devem participar, um é o chefe da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, já que a pasta faz parte da comissão de transparência das eleições.
O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux, e o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Edson Fachin, recusaram os convites.
Em maio, o ministro Fachin se reuniu com diplomatas estrangeiros interessados em acompanhar as eleições deste ano. No encontro, ele apontou que os desafios enfrentados pela Justiça Eleitoral brasileira não são eventos isolados e que não aceita ataques ao sistema eleitoral por considerar que são ataques à democracia.