A Polícia Federal faz nesta quarta-feira (20) operação contra lavagem de dinheiro, fraudes e desvios de verbas públicas em licitação de obras na Codevasf - Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.
Foram cumpridos um mandado de prisão e 16 de busca e apreensão nos municípios maranhenses de Dom Pedro, Codó, Santo Antônio dos Lopes, Barreirinhas e na capital, São Luís.
A organização criminosa usava empresas de fachada para concorrer entre si com a finalidade de a empresa principal do grupo, que mantem contratos com a Codevasf, sempre sair vencedora das licitações.
O líder da quadrilha usava laranjas para participar de concorrências públicas e contas bancárias em nome de CPFs falsos para dificultar a fiscalização.
Ainda segundo a Polícia Federal, o desvio de recursos públicos municipais da cidade maranhense de Dom Pedro já havia sido investigado pela Polícia Civil do Maranhão em 2015. A operação constatou que o esquema criminoso cresceu exponencialmente nos anos seguintes, alterando, apenas, a origem da verba desviada, que passou a ser federal.
Se confirmadas as suspeitas, os investigados poderão responder por fraude à licitação, lavagem de capitais e associação criminosa. Somadas, as penas podem chegar a 16 anos de prisão.