Número de eleitores com alguma deficiência é 35% maior do que em 2018

Publicado em 08/08/2022 - 11:12 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Quase um milhão e trezentos mil eleitores declararam ter algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida. Esse número é 35% maior do que em 2018, segundo o Tribunal Superior Eleitoral.

Desse grupo, 30% afirmaram ter algum tipo de deficiência de locomoção, 13% declararam deficiência visual e 8% auditiva.

As pessoas com deficiência podem ter acesso a seções de votação com mais acessibilidade. Para isso, basta ir a qualquer cartório eleitoral, levar um documento oficial com foto e pedir transferência para uma dessas seções.

O prazo para fazer o pedido é até o dia 18 deste mês e pode ser feito por meio de curador, apoiador ou procurador.

Neste ano, os equipamentos contarão com tradução para a Língua Brasileira de Sinais. Um vídeo com uma intérprete de Libras será apresentado em todas as 577 mil urnas eletrônicas, indicando qual cargo está em votação no momento.

Para as pessoas com deficiência visual, além do uso do Braille e do destaque da tecla 5 da URNA, também serão disponibilizados fones de ouvido. Com eles, os eleitores cegos ou com baixa visão poderão receber sinais sonoros para indicar o número escolhido e o nome do candidato.

O TSE informa que mais de 156 milhões de pessoas estão aptas a votar em outubro, um crescimento de mais de 6% em relação à eleição de 2018.

 

Edição: Leila dos Santos / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo