Quase um milhão e trezentos mil eleitores declararam ter algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida. Esse número é 35% maior do que em 2018, segundo o Tribunal Superior Eleitoral.
Desse grupo, 30% afirmaram ter algum tipo de deficiência de locomoção, 13% declararam deficiência visual e 8% auditiva.
As pessoas com deficiência podem ter acesso a seções de votação com mais acessibilidade. Para isso, basta ir a qualquer cartório eleitoral, levar um documento oficial com foto e pedir transferência para uma dessas seções.
O prazo para fazer o pedido é até o dia 18 deste mês e pode ser feito por meio de curador, apoiador ou procurador.
Neste ano, os equipamentos contarão com tradução para a Língua Brasileira de Sinais. Um vídeo com uma intérprete de Libras será apresentado em todas as 577 mil urnas eletrônicas, indicando qual cargo está em votação no momento.
Para as pessoas com deficiência visual, além do uso do Braille e do destaque da tecla 5 da URNA, também serão disponibilizados fones de ouvido. Com eles, os eleitores cegos ou com baixa visão poderão receber sinais sonoros para indicar o número escolhido e o nome do candidato.
O TSE informa que mais de 156 milhões de pessoas estão aptas a votar em outubro, um crescimento de mais de 6% em relação à eleição de 2018.
![Marcello Casal JrAgência Brasil O ministro da Casa Civil, Braga Neto, participa da coletiva de imprensa no Palácio do Planalto, sobre as ações de enfrentamento no combate ao coronavírus](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Lula Marques/ Agência Brasil Brasília (DF) 23/04/2024 Deputada Carla Zambelli durante coletiva na Câmara dos Deputados. Foto Lula Marques/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Isac Nóbrega/PR Brasília (DF), 02/04/2020 - Ministro da Casa Civil Braga Netto durante coletiva de Imprensa no Palácio do Planalto sobre as ações de enfrentamento no combate ao Covid-19. Foto: Isac Nóbrega/PR](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP), 06/11/2024 - Chuva forte atinge o centro de São Paulo no final da tarde. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Ricardo Stuckert/PR São Paulo (SP), 13/12/2024 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva ao lado do cirurgião Marcos Stavale no hospital Sírio-Libanês. Foto: Ricardo Stuckert/PR](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)