Série especial trará propostas de cada candidato à Presidência

Na primeira reportagem, conheça os principais desafios do país

Publicado em 15/08/2022 - 08:49 Por Sayonara Moreno - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Esta segunda-feira (15) é o último dia para que os partidos políticos registrem as candidaturas para as eleições de outubro junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

E o plano de governo desses candidatos vai ser o assunto desta série, que vai destacar as principais ideias e propostas de cada chapa para os temas mais urgentes no país.

Segundo o doutor em ciência política Leandro Gabiati, o Brasil tem pontos a serem priorizados pelas propostas, que devem ser levadas em conta na hora voto.

“Primeiro tem a questão fiscal, qual será o limite para gastos que cada governo pretende propor. Segunda questão tem a ver com reforma administrativa – o gasto em torno do serviço público – e também reforma tributária. Saindo da economia e indo para o social, temos o auxílio de renda. E outros pontos fundamentais são meio ambiente, saúde e educação”.

Citadas pelo especialista, saúde e educação foram unanimidade nas ruas. É o que a maioria das pessoas espera que os temas sejam prioridade na próxima gestão federal.

O cientista político Leandro Gabiati explica, ainda, que a lei eleitoral obriga as candidaturas a apresentarem um plano de governo ao TSE. Mas essa mesma lei não obriga que as propostas sejam cumpridas. Ele acredita que esse seja o motivo de os eleitores brasileiros não terem o hábito de analisar essa importante ferramenta.

“Lamentavelmente temos um problema, porque os planos de governo não são muito valorizados pelo eleitor. Os cidadãos deveriam dar uma lida, entender qual a proposta de cada candidato, mas não é algo comum. E podemos entender um pouco o porquê: são propostas que dificilmente são 100% cumpridas".

Ao todo são cinco cargos eletivos, e a decisão está nas mãos de mais de 150 milhões de eleitores e eleitoras.

A partir de terça-feira, você acompanha os destaques dos planos de governo de cada candidatura, em ordem alfabética, critério utilizado pelo TSE.

Edição: Paula de Castro/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Economia

Setor de serviços cresce 1,2% em julho e mantém recuperação

O setor de serviços, responsável por cerca de 70 por cento do PIB nacional, cresceu 1,2%  por cento em julho. Esse  é o segundo resultado positivo seguido para o setor de serviços que registra um ganho de 2,9%.

Baixar arquivo
Cultura

Festival Amazônia Matsuri acontece de 20 a 22 de setembro em Belém

O Parque da Residência sediará o maior festival de cultura e gastronomia japonesa.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Lula defende ações imediatas contra a crise climática

Lula também anunciou que encaminhará ao Congresso uma Medida Provisória com um estatuto jurídico para emergências climáticas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Comitiva visita povo Guarani, alvo de ataques nos últimos dois meses

Um grupo de parlamentares e representantes de entidades ligadas aos direitos humanos visita, até sexta-feira (13/9), terras dos povos Avá-Guarani e Guarani-Kaiowá, nos estados do Paraná e no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

Brasil lidera ranking de patrimônios da Unesco na América do Sul

Atualmente, o país possui 24 patrimônios no total, distribuídos por seu território. 15 deles são culturais, como o Centro Histórico de Salvador, o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte, e a cidade histórica de Ouro Preto.

Baixar arquivo
Geral

Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros encerra nesta sexta-feira

O XVIII Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros, organizado pela Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), reúne mais de 4.000 participantes, entre pesquisadores, ativistas, quilombolas, representantes da sociedade civil de todas as regiões brasileiras e de 13 países participantes.

Baixar arquivo