Coligação do governador eleito no RJ terá na Alerj 45 dos 70 deputados

Publicado em 03/10/2022 - 12:18 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O governador reeleito do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, contará com amplo apoio na Assembleia Legislativa. Dos 70 deputados estaduais eleitos neste domingo (02), 45 são de partidos que compõem a coligação do chefe do executivo. O partido de Castro, o PL, foi o campeão absoluto com 17 parlamentares.

Em seguida, vem o União Brasil, também da sua base de apoio, que elegeu 8 deputados. Já o terceiro partido com mais nomes na nova composição da Alerj é o PT, com 7. A bancada da petista deve fazer oposição, já que estava no outro lado da disputa paro governo fluminense.

O pódio de deputados com maior votação também segue proporção parecida. O grande ganhador foi Marcio Canella, do União, que conquistou 181 mil votos. Com reduto eleitoral em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, ele já tinha sido o segundo deputado mais votado em 2018, e antes disso teve outro mandato na Alerj, além de ocupar a vice-prefeitura do município.

E desta vez, quem ficou nessa segunda posição foi Douglas Ruas, do PL. Filho do prefeito de São Gonçalo, município da Região Metropolitana, ele terá seu primeiro mandato, após receber cerca de 175 mil votos. Já o terceiro lugar foi ocupado por uma mulher de oposição, a reeleita Renata Souza, do PSOL, com seus mais de 174 mil eleitores. Antes de ser deputada, Renata trabalhou para a comissão de direitos humanos da Alerj e foi chefe de gabinete da vereadora Marielle Franco.

Edição: Vitória Elizabeth/ Guilherme Strozi

Últimas notícias
Economia

Brasileiros retiraram quase R$ 400 milhões da poupança em agosto

Neste ano, em cinco meses, a retirada superou a entrada de valores.

Baixar arquivo
Geral

PGR pede que PF analise explicações sobre violações a bloqueio do X

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, solicitou que a Polícia Federal analise as explicações da rede social X a respeito de investigados que driblam ordens de bloqueio impostas pelo ministro Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

SP: metade dos adolescentes mortos por violência estava fora da escola

É o que aponta estudo do Unicef, o Fundo das Nações Unidas para a Infância, a partir de dados coletados entre 2018 e 2020. No período analisado, 1.309 adolescentes morreram por violência no estado de São Paulo.

Baixar arquivo
Geral

Brasil tinha mais de 830 mil pessoas em domicílios coletivos em 2022

A grande maioria (479 mil) estava em penitenciárias e centros de detenção. Outros 160 mil pessoas viviam em asilos e instituições de longa permanência. As informações são do Censo 2022, do IBGE.

Baixar arquivo
Geral

Anatel informa ao STF que Starlink suspendeu acesso à rede X

Agência Nacional de Telecomunicações informou ao Supremo que a empresa bloqueou cerca de 224.500 acessos em todo país, a partir da noite da última quarta-feira. 

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta sobre aumento dos casos de covid-19 no país

São Paulo e Goiás lideram o número de registros, como aponta a última edição do Boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz.

Baixar arquivo