No segundo turno das Eleições, as eventuais demoras e as filas de votação, serão analisadas individualmente, segundo informou o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes.
A expectativa é de que, com um número menor de candidatos, o eleitor leve menos tempo para votar. O horário de pico de votação será analisado. Entre as causas, estariam aproximadamente 7 milhões e 500 mil eleitores que decidiram ir às urnas, em vez de optar pela abstenção.
A alteração na urna eletrônica que incluiu um segundo de pausa até a confirmação entre um voto e outro para que o eleitor pudesse verificar se o candidato escolhido estava correto também foi apontada como um dos motivos do atraso.
Em alguns casos, o leitor biométrico também não conseguiu verificar a identidade do eleitor. Moraes lembrou que esse é um problema que, de acordo com alguns especialistas, pode ter sido causado pela utilização de dois anos de álcool em gel.
Já no balanço que fez após o término das eleições, Alexandre de Moraes disse que a abstenção seguiu a média de 20% que vinha ocorrendo em eleições anteriores.
Alexandre de Moraes disse ainda que não houve ocorrências graves em relação a questões político-ideológicas, nem problemas para votar com os que compareceram às seções, ou atrasos na totalização dos votos, que começou às cinco da tarde em ponto.
Para ele, as eleições tranquilas mostram a maturidade do eleitorado brasileiro.
![REUTERS/Albert Gea/Direitos reservados O uso do aplicativo da Zoom e outras comunicações digitais disparou, já que muitos norte-americanos receberam ordens de ficar em casa para diminuir a propagação do coronavírus.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tomaz Silva/Agência Brasil Crianças da comunidade de São Francisco do Mainã vão de lancha para a escola (Tomaz Silva/Agência Brasil)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil RETROSPECTIVA_2023 - Onda de calor no Rio. - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rafael Catarcione/Prefeitura do Rio Carnaval 2024 - Sambódromo da Marquês de Sapucaí - 10/02/2024. Unidos de Padre Miguel - Foto: Rafael Catarcione/Prefeitura do Rio](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcello Casal/Arquivo/Agência Brasil Saúde cria serviço de referência para tratar câncer de colo de útero e de mama](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 24/08/2023 - Cariocas se refrescam na praia do Leme em meio a forte onda de calor. Foto:Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)