O vice-presidente e coordenador do grupo de transição Geraldo Alckmin, anunciou no fim da manhã desta quarta, os novos integrantes do governo de transição. Alckmin fez o anúncio na sede do Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília, ao lado da presidente do PT, Gleisi Hoffman e do ex-minsitro Aloizio Mercadante.
Os nomes anunciados foram dos Grupos de Trabalho na área de Comunicação, Agricultura, Justiça e Segurança Pública, Ciencia e Tecnologia, Meio Ambiente, Minas e Energia, Pesca, Povos Originários, Previdência Social, Relações Exteriores, Saúde, Transparência, Integridade, Controle e Turismo
Na área de Comunicação, destaques para a presença do deputado Federal do Avante por Minas Gerais, André Janones, além de Helena Chagas, secretária de Comunicação de Dilma Roussef e, Tereza Cruvinel, ex-presidente da EBC.
No GT da Justiça e Segurança Pública, Alckmin afirmou que além das pessoas convidadas, dentre elas, o ex governador do Maranhão Flavio Dino, representantes das polícias federais, estaduais e guardas municipais serão convidados a participarem desse GT.
Já no Grupo de Trabalho da Saúde, destaque para a presença do ex-ministro da Saúde de Alexandre Padilha e de Ludhmila Hajjar, que foi inclusive convidada em 2021 pelo governo Bolsonaro a ser ministra da Saúde, mas na época declinou do convite.
Perguntado sobre se os integrantes desse grupo de transição seriam uma prévia da composição ministerial do próximo governo, Alckmin falou que esse grupo de transição está cumprindo uma tarefa prevista em lei.
No total, nessa transição, serão formados 31 grupos técnicos em diversas áreas temáticas que vão auxiliar na formação de políticas públicas do próximo governo.