O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, participou nesta quarta-feira (09), de uma série de encontros em Brasília. Foi a primeira grande rodada de reuniões depois da eleição.
Lula e integrantes da equipe de transição estiveram nas casas dos presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco. Depois, foram ao Supremo Tribunal Federal, onde se reuniram com a presidente da Corte, ministra Rosa Weber, e outros ministros. O último encontro foi com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes.
Em seguida, Lula concedeu a primeira entrevista coletiva da transição e destacou o que deve ser prioridade para a equipe dele.
O presidente eleito também afirmou que a destinação de recursos para setores prioritários não é despesa, mas investimento.
Lula prometeu respeitar a autonomia dos demais poderes e das instituições. Ele disse, ainda, que os nomes dos ministros que vão compor o governo só serão conhecidos depois do dia 19, quando ele voltar do Egito, onde vai participar da COP 27, a Conferência do Clima da ONU.