Confira o perfil dos ministros já indicados por Lula

Publicado em 09/12/2022 - 17:01 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O perfil dos ministros indicados, nesta sexta-feira, varia de figuras de peso do PT a quadros saídos de instituições como TCU e Itamaraty.

Para o ministério da Fazenda, foi indicado o ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, de 59 anos. Formado em direito, Haddad tem mestrado em economia e é professor de ciência política na USP, a Universidade de São Paulo.

Ao se formar mestre em economia, Haddad trabalhou como analista de investimentos do Unibanco e foi consultor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, a FIPE, sendo um dos responsáveis pela elaboração da Tabela Fipe, que é um parâmetro para definir os preços dos automóveis no Brasil.

Na área econômica, Haddad também atuou como assessor do Ministério do Planejamento no primeiro governo Lula, sendo o encarregado de formatar a Lei de Parcerias Público-Privadas, as PPPs.

Para a Casa Civil, pasta que funciona como espécie de centro administrativo do governo federal, foi indicado o atual governador da Bahia, Rui Costa, do PT. Ele tem 59 anos, é economista de formação e está terminando o segundo mandato à frente do governo baiano.

No Ministério da Justiça fica Flávio Dino, eleito senador neste ano pelo PSB. Dino tem 54 anos e foi governador do Maranhão por dois mandatos. Ex-juiz federal, ele tem mestrado em direito e é professor universitário. Dino tem sugerido a revogação de decretos que flexibilizam o porte e a posse de armas de fogo.

No comando da Defesa, foi escolhido o ex-ministro do TCU, o Tribunal de Contas da União, José Múcio. Ele tem 74 anos, é engenheiro civil de formação e já foi ministro de Relações Institucionais do governo Lula, tendo sido indicado ao TCU, em 2009, pelo presidente eleito.  

Lula também confirmou Mauro Vieira para o Ministério das Relações Exteriores, o Itamaraty. Vieira é o atual embaixador do Brasil na Croácia. Ele já comandou o Itamaraty no governo Dilma Rousseff, tem 71 anos e é formado em Direito.

 

 

Edição: Nádia Faggiani / GT Passos

Últimas notícias
Internacional

Venezuela: Opositor nega que cometeu crime ao divulgar atas da eleição

A Justiça venezuelana emitiu uma ordem de prisão contra Edmundo Gonzales. O opositor está na Venezuela e negou ofertas de asilo.

Baixar arquivo
Justiça

STF alerta para golpes financeiros em nome do tribunal

As mensagens enviadas por criminosos ameaçam consequências jurídicas graves, caso não haja o pagamento de valores. A ação dos ladrões também é usada para obter informações confidenciais das vítimas, como senhas e dados bancários.

Baixar arquivo
Educação

Conselho de Segurança Alimentar pede reajuste dos valores da merenda

A presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar, Elisabetta Recine, enviou ao presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, um ofício pedindo mais recursos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar em 2025. 

Baixar arquivo
Geral

RJ: Gaeco denuncia 58 policiais e requer bloqueio de R$ 300 milhões

Entre eles estão 29 policiais militares na ativa, 11 ex-policiais ou aposentados, 12 policiais civis, dois ex-policiais civis ou aposentados, um policial penal e três delegados de polícia.

Baixar arquivo
Esportes

João Pedro já está com a seleção brasileira para jogo contra Equador

João Pedro (do Brighton) foi convocado para a seleção brasileira para disputar a sétima rodada das eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O atacante substitui Pedro (do Flamengo) que sofreu grave lesão. 

Baixar arquivo
Economia

Endividamento das famílias recua pelo segundo mês consecutivo

O percentual de famílias que relataram ter dívidas a vencer diminuiu de 78,5% em julho para 78% em agosto. Ainda assim, está acima dos 77,4% registrados em agosto do ano passado.

Baixar arquivo