Lula é diplomado no Tribunal Superior Eleitoral

Presidente eleito poderá tomar posse no próximo dia 01 de janeiro

Publicado em 12/12/2022 - 18:48 Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O presidente da República eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e o vice dele, Geraldo Alckmin, foram diplomados nesta segunda-feira (12) pelo TSE, o Tribunal Superior Eleitoral. A diplomação dos candidatos é considerada o último passo de todo o processo eleitoral, e garante a Lula e a Alckmin o direito de serem empossados no próximo dia primeiro de janeiro.

A cerimônia foi realizada na sede do TSE e teve a presença de várias autoridades — como os presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco; do STF, ministra Rosa Weber; além dos ex-presidentes da República José Sarney e Dilma Rousseff.

Ao discursar, Lula se emocionou ao lembrar do passado, e defendeu a agenda política que apresentou para o país durante a campanha deste ano.

Os diplomas foram entregues a Lula e a Alckmin pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes. Ele ressaltou que as eleições deste ano foram marcadas por ações e ataques, principalmente nas redes sociais, para desacreditar o sistema eleitoral. Por isso, Moraes destacou que a diplomação da chapa vencedora para o Planalto é, para ele, uma vitória da democracia brasileira.

Do lado de fora da sede do TSE, uma multidão, formada por apoiadores de Lula e integrantes de movimentos sociais, acompanhou a diplomação em clima de festa. A aposentada Alice Soares da Silva encarou quinze horas de ônibus de Cubatão, em São Paulo, para testemunhar esse momento.

Com a cerimônia desta segunda-feira, Lula se tornou o primeiro brasileiro a ser diplomado para um terceiro mandato na presidência da República. A posse dele no Palácio do Planalto está marcada para o próximo dia primeiro de janeiro.

Edição: Bianca Paiva / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

Concurso dos Correios tem banca definida

A data ainda não foi divulgada, mas já foi escolhida a banca do Instituto Brasileiro de Formação e Captação para organizar todo o certame. A expectativa é que a publicação do edital saia ainda neste mês de setembro e as contratações comecem neste ano.

Baixar arquivo
Geral

PF faz operação contra fraudes em benefícios previndenciários no Rio

De acordo com a PF, as investigações apontaram que a organização alterava dados de idosos e recebia o benefício a que tinham direito, causando um prejuízo de R$ 500 mil aos cofres públicos.

Baixar arquivo
Geral

Bolsa família está disponível para cidades em situação de emergência

Investimento de mais de R$ 1 bilhão vai beneficiar um milhão e seiscentas mil famílias, de 632 municípios. 

Baixar arquivo
Educação

Estudantes pré-selecionados no Fies já podem contratar o financiamento

O processo pode ser feito por meio do aplicativo Fies Caixa, por aqueles que já tiveram a inscrição validada pela instituição de ensino superior para a qual se inscreveram.

Baixar arquivo
Geral

Artistas de 20 países discutem justiça climática em fórum na Amazônia

O evento ocorre um ano antes da Copa 30, conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, que será sediada na capital paraense em 2025.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Exército auxilia no combate a incêndio em terra indígena no Pará

Integrantes do Comando Militar do Norte estão atuando no município paraense de Bom Jesus do Tocantins. Eles contam com o apoio de máquinas pesadas para lidar com as chamas.

Baixar arquivo