Afastado do governo do DF, Ibaneis diz que respeita decisão

Publicado em 09/01/2023 - 16:32 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, afirmou nesta segunda-feira (09) que respeita a decisão que o afastou do cargo e que não esperava que as ações antidemocráticas tomassem grandes proporções. Ele publicou uma nota oficial nas redes sociais.

No texto, Ibaneis diz que confia que a apuração vai esclarecer o papel de cada um dos agentes públicos, bem como a disposição do Governo do Distrito Federal em evitar qualquer ato que atentasse contra o patrimônio público da capital federal. O governador ainda diz ser necessário responsabilizar toda a rede que financie atos golpistas.

Ele ainda diz que respeita a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, e que tem fé na Justiça e nas instituições democráticas.

Na madrugada desta segunda, após a invasão no Palácio do Planalto, no Congresso Nacional e no STF realizado por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, Moraes afastou Ibaneis Rocha do governo do DF por noventa dias.

Moraes considerou que a conduta de Ibaneis Rocha se mostrou “dolosamente omissiva”, porque, além de defender as manifestações, mesmo sabendo que ataques estavam sendo planejados, também ignorou os apelos para reforçar a segurança.

Com a decisão, a vice Celina Leão assumiu o governo a partir desta segunda-feira.

Em nota, algumas entidades do setor produtivo defendem a volta de Ibaneis. Também se colocam contra qualquer tipo de intervenção que fira a autonomia política e administrativa do Distrito Federal, sem a devida apuração dos fatos. O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, se colocou a favor de Ibaneis e disse em entrevista à CNN que o afastamento pode ser “arbitrário”.

O Partido Verde anunciou que vai pedir o impeachment de Ibaneis. Segundo a legenda, o chefe do executivo do DF teria cometido os crimes de prevaricação, obstrução de justiça e contra o estado democrático de direito.

Edição: Jacson Segundo / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

Tietasaura: nova espécie de dinossauro baiano é identificada

O espécime teria vivido no Recôncavo Baiano e foi batizado em homenagem ao romance de Jorge Amado. Os fósseis eram considerados perdidos, mas foram encontrados recentemente no Museu de História Natural de Londres. Ainda não há previsão de retorno para o Brasil.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo