Governo cria sistema interministerial de participação social

Secretário-geral da Presidência fez o anúncio no Fórum Social Mundial

Publicado em 28/01/2023 - 00:51 Por Akemi Nitahara - enviada especial da Agência Brasil - Porto Alegre

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve lançar, no dia 31 de janeiro, o Conselho Brasil de Participação Social, composto por entidades que estiveram no Gabinete de Transição do Governo, e também o Sistema Interministerial de Participação Social.

O anúncio foi feito nesta sexta-feira (27) pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, no Fórum Social Mundial (FSM). O ministro integrou a mesa Democracia Participativa e Controle Social.

A pasta será a responsável pelo sistema de participação do governo Lula. Macedo destacou que pretende passar os próximos quatro anos ouvindo os movimentos sociais e a população, “para o povo colocar suas impressões digitais nas políticas públicas do presidente Lula”.

Eliane Martins, do Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD), destacou a importância de se mobilizar a população com formação política de base, para retomar a participação de fato nos conselhos que foram desmontados nos últimos anos.

Edmirson Medeiros, integrante do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC),  ressaltou a necessidade urgente de se retomar o Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), para que ela volte a ter o controle social que define a comunicação pública.

Neste sábado (28) estão previstas assembleias setoriais e encontros autogestionados, além de atividades culturais no último dia do Fórum Social Mundial.

Edição: Sumaia Villela

Últimas notícias
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caso Bruno e Dom: Justiça adia julgamento sobre júri popular

O desembargador federal retirou o julgamento da pauta para avaliar o pedido dos advogados de defesa. Ele também não divulgou nova data para retornar a apreciação. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Letalidade policial no Brasil preocupa, aponta Anistia Internacional

“As polícias do Brasil não usam a inteligência como ferramenta. Usam a brutalidade, o tiroteio, as armas, a matança", afirma Jurema Werneck, Diretora Executiva da Anistia Internacional Brasil. Relatório da organização mostra violações de direitos humanos em mais de 150 países. No Brasil, as denúncias em 2023 aumentaram 41%, em relação a 2022.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Indígenas capturam 12 garimpeiros em Território Yanomami

Os garimpeiros foram escoltados até uma equipe da Força Nacional e serão levados para sede da Polícia Federal em Boa Vista. 

Baixar arquivo
Educação

São Paulo oferece curso inédito de licenciatura intercultural indígena

O curso é voltado a docentes que lecionam em escolas de terras indígenas de São Paulo dos povos Guarani Mbya e Nhandewa, e também das etnias Kaingang, Krenak e Terena.

Baixar arquivo
Educação

Professores indígenas na Bahia terão mesmo salário da rede estadual

A lei que reestrutura a carreira de professores indígenas foi sancionada pelo governador, Jerônimo Rodrigues. E assegura condições, gratificações e adicionais previstos para o magistério público dos ensinos fundamental e médio. 

Baixar arquivo