Inquérito vai investigar participação de deputados em atos golpistas

Publicado em 24/01/2023 - 12:17 Por Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís

Três deputados federais eleitos se tornaram alvos de inquéritos relacionados à invasão e depredação dos prédios do Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal no dia 8 de janeiro. O pedido de investigação feito pela Procuradoria-Geral da República foi atendido pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes. Moraes também retirou o sigilo dos processos nessa segunda-feira (23).

Os parlamentares do PL, André Fernandes e Sílvia Waiãpi, e Clarissa Tércio, do PP, são acusados de fazer postagens em redes sociais incentivando os atos golpistas. 

No dia dos ataques, a deputada Clarissa Tércio postou no Instagram a seguinte mensagem: "Acabamos de tomar o poder. Estamos dentro do Congresso. Todo povo está aqui em cima. Isso vai ficar para a história, a história dos meus netos, dos meus bisnetos."

Também no Instagram, a deputada Sílvia Waiãpi postou vídeos dos atos com a legenda: "Povo toma a Esplanada dos Ministérios nesse domingo! Tomada de poder pelo povo brasileiro insatisfeito com o governo vermelho."

Já o deputado André Fernandes publicou um vídeo no Twitter, no dia 6, convocando "ato contra o governo Lula", e afirmando que ele estaria presente. No dia das invasões, ele ainda postou a imagem de uma porta vandalizada, onde estava escrito o nome do ministro Alexandre de Moraes, com a legenda: "Quem rir vai preso”.

De acordo com o advogado Erik Moraes, da Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão, há uma grande diferença entre "liberdade de expressão" e incitações, como as dos três parlamentares, que ferem outros direitos do cidadão.

A Polícia Federal tem até o início de março para conclusão dos inquéritos. O advogado Erik Moraes explica as possíveis consequências, caso a PF confirme as acusações.

Nossa reportagem tentou contato com os três parlamentares, mas ainda não obteve retorno.

Edição: Nádia Faggiani/ Renata Batista

Últimas notícias
Educação

Governo quer Juros por Educação para renegociar dívidas dos estados

A medida prevê a redução da taxa de juros real de débitos em troca da ampliação das vagas de ensino médio profissionalizandes. Alguns governadores já sinalizaram discordância. 

Baixar arquivo
Educação

Mais seis instituições federais de ensino aderem à greve

Professores e técnicos de mais de 35 unidades de ensino estão parados. As categorias rejeitaram a proposta feita pelo governo, de zero reajuste para este ano e 9% para 2025.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Embrapa comprova que cafeicultura em Rondônia não desmata floresta

Pesquisador da Embrapa destaca que a exigência legal pela preservação ambiental por parte de quem compra o café foi fundamental para que o desmatamento não avançasse na região. 

Baixar arquivo
Geral

Tutores de pets fazem manifestação em aeroportos de São Paulo

Ao lado de seus pets, manifestantes pediam por mais segurança no transporte de animais. As discussões no Congresso Nacional para uma futura "Lei Joca" já começaram.

Baixar arquivo
Justiça

Eleições 2024: regularização do título de eleitor vai até 8 de maio

Esse prazo vale também para quem precisa tirar o título, pedir transferência ou atualizar os dados cadastrais.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Brasil vive nova onda de calor até quarta-feira (1º)

Esta onda de calor vai manter as temperaturas elevadas em Mato Grosso do Sul e São Paulo. Também será afetada a metade sul de Mato Grosso e Goiás. O calorão será sentido ainda no norte do Paraná e no triângulo mineiro.

Baixar arquivo