Interventor do DF convoca todo efetivo policial para novo ato golpista
Todo o efetivo das forças de segurança do Distrito Federal foi mobilizado nesta quarta-feira (11) pelo interventor na Segurança Pública, Ricardo Cappelli. Duas manifestações estão previstas para acontecer na capital federal nesta tarde, uma perto do Palácio do Buriti, sede do governo distrital; e outra na Esplanada dos Ministérios. O interventor garantiu a segurança.
A Esplanada dos Ministérios vai ser fechada para veículos. No início da região, a Polícia Militar vai fazer a revista dos pedestres que chegarem ao local. Não são permitidos carros de som, objetos cortantes ou que possam ser usados como arma.
A partir da avenida José Sarney, que é a via antes da Alameda dos Estados, o acesso será bloqueado para todos. A quantidade de agentes que vão atuar não foi divulgada por questões estratégicas.
Ainda nesta quarta, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, determinou que os órgãos de segurança pública impeçam a ocupação ou bloqueio de vias públicas ou rodovias em todo o país. Ele estabeleceu multa de R$ 20 mil para pessoas físicas e de R$ 100 mil para pessoas jurídicas que descumprirem essa proibição. Determinou também a prisão preventiva de quem participar desses atos e o bloqueio, pelo Telegram, das contas de usuários e grupos ligados às manifestações.
Moraes atendeu a um pedido da Advocacia-Geral da União, que alertou sobre convocações para o ato golpista nesta quarta-feira (11) em mídias sociais. A imagem de divulgação contém o texto “megamanifestação nacional pela retomada do poder”.