Lula assina decreto que cria Conselho de Participação Social

Presidente defende igualdade de condições na participação popular

Publicado em 31/01/2023 - 16:25 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Para devolver a participação popular no debate de políticas públicas, o presidente Lula assinou, nesta terça-feira, dois decretos: um que cria o Conselho de Participação Social e outro que cria o Sistema de Participação Social Interministerial.

Ao assinar os atos, o presidente recebeu centenas de pessoas, entre membros e representantes de movimentos sociais, no Palácio do Planalto, em Brasília. Lula defendeu a igualdade de condições na participação popular em ações do governo.

Ao lado do presidente Lula, estiveram representantes de 13 movimentos sociais, entre eles, o Movimento Negro Unificado, a União Nacional dos Estudantes, Marcha Mundial das Mulheres, Articulação dos Povos Indígenas, Frente Brasil Popular, Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, entre outros.

A coordenadora nacional do Movimento Negro Unificado e integrante da Coordenação Executiva do Conselho de Participação Social do Gabinete da Transição de governo, Simone Nascimento, defendeu a revogação do teto de gastos, para a inclusão do povo, no orçamento da União. Defendeu, ainda, a participação popular em nome da democracia e da defesa de direitos da classe trabalhadora.

Segundo o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Márcio Macedo, o conselho vai reunir 68 representantes de movimentos e entidades. Os encontros devem ocorrer a cada três meses.

Segundo o governo, a ideia dos decretos é “manter a interlocução permanente com os movimentos sociais e as organizações da sociedade civil na construção de políticas públicas”, após o que o governo chama de “anos de desmonte das estruturas de participação popular”.

O Conselho de Participação Social foi instituído desde a transição de governo e era um dos chamados grupos temáticos.

Já o decreto instituindo o Sistema de Participação Social Interministerial cria uma assessoria de participação social e diversidade em cada ministério, que vai ser coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência. O objetivo vai ser justamente coordenar o diálogo entre as pastas e as entidades sociais.

Edição: Nádia Faggiani/ Renata Batista

Últimas notícias
Geral

Mais de mil detentos são transferidos de presídio no RJ

Após a descoberta de um túnel para fuga em massa de presos da facção criminosa Comando Vermelho, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária transferiu nesta sexta-feira, 6, os 1.067 internos para a Penitenciária Moniz Sodré.

Baixar arquivo
Geral

Migrantes retidos em aeroporto não serão repatriados automaticamente

A decisão da Justiça Federal, anunciada na última quinta-feira, se aplica a três grupos, totalizando cerca de 70 pessoas do Vietnã e do Nepal. Esses migrantes receberam habeas corpus, o que impede a repatriação até que uma nova sentença seja emitida pelo Judiciário.

Baixar arquivo
Esportes

Brasil bate recorde de medalhas nas Paralimpíadas de Paris 2024

Dia histórico para o Brasil nas Paralimpíadas de Paris, na França. Neste 7 de setembro o país atingiu o maior número de medalhas em uma única edição dos jogos. O recorde era de 72 medalhas nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro em 2016 e Tóquio 2020. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Movimentos sociais realizam o 30º Grito dos Excluídos em Brasília

Um dos temas é o alerta ao desrespeito ao uso do Fundo Eleitoral para as candidaturas femininas negras, disse a pastora Val Moraes.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Relatório do Cemaden alerta para estiagem severa no país

Um relatório divulgado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) revela um cenário preocupante de estiagem severa que atinge as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do país.

Baixar arquivo
Geral

Desfile de 7 de setembro atrai milhares à Esplanada em Brasília

Milhares de pessoas encheram a Esplanada dos Ministérios para acompanhar o desfile de 7 de setembro, em comemoração aos 202 anos da independência do país. A expectativa da organização era de cerca de 30 mil pessoas.

Baixar arquivo