Lula toma posse e prioriza tirar 100 milhões de brasileiros da pobreza

Presidente e seu vice, Geraldo Alckmin, são empossados no Congresso

Publicado em 01/01/2023 - 16:44 Por Guilherme Strozi - Editor da Radioagência Nacional - Brasília

Durante seu discurso de posse, neste domingo (1º), no Congresso Nacional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que os direitos e os interesses da população, o fortalecimento da democracia e a retomada da soberania nacional serão os pilares do seu novo governo. 

O presidente afirmou que vai trabalhar por um programa Bolsa Família renovado, mais forte e mais justo. Lula anunciou que as primeiras ações de seu governo vão precisar resgatar da fome 33 milhões de pessoas, e tirar da pobreza mais de 100 milhões de brasileiras e brasileiros, que, de acordo com o presidente, "suportaram a mais dura carga do projeto de destruição nacional que hoje se encerra”.

Lula lembrou da sua primeira posse, em 1º de janeiro de 2003, quando se comprometeu com a soberania alimentar da população. Lula também afirmou que, "ter de repetir este compromisso no dia de hoje, diante do avanço da miséria e do regresso da fome que tínhamos superado, é o mais grave sintoma da devastação que se impôs ao país nos anos recentes”.

Segundo Lula, o diagnóstico feito pela equipe de transição de governo, será amplamente divulgado, para que, apontou o presidente, "as pessoas saibam como é que encontramos o país e cada um faça sua avaliação. É sobre estas terríveis ruínas que assumo o compromisso de, junto com o povo brasileiro, reconstruir o país e fazer novamente um Brasil de todos e para todos".

*com informações da Agência Brasil

Edição: Nathalia Mendes

Últimas notícias
Justiça

Caso Marielle: Lessa diz que aceitou assassinar vereadora por ganância

Em depoimento no STF, o ex-policial militar Ronnie Lessa afirmou que Chiquinho e Domingos Brazão, réus acusados do assassinato da vereadora Marielle Franco, são "pessoas de alta periculosidade".

Baixar arquivo
Justiça

Flávio Dino dá 15 dias para governo se mobilizar e combater incêndios

O ministro do STF também determinou a intimação dos ministros da Defesa, Justiça e Meio Ambiente e indicou que eles podem propor ao presidente Lula a abertura de créditos extraordinário para o custeio das ações.

Baixar arquivo
Internacional

Com a seca severa a Namíbia vai abater mais 700 animais selvagens

Acompanhe o giro internacional que também traz informações sobre a faltas de abrigos na Faixa de Gaza e o risco de um acidente nuclear na usina de Kursk, na Rússia.

Baixar arquivo
Esportes

Abertura da Paralimpíada de Paris será na avenida Champs-Elysées

A delegação brasileira tem 280 atletas. Gabriel Araújo (natação) e Beth Gomes (atletismo) serão os porta-bandeiras do Brasil na cerimônia de abertura. O evento começa às 15h desta quarta-feira. 

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Com estímulos musicais, crianças se motivam e cometem menos erros

A conclusão é de um estudo da UFMG, com jovens de dez a 12 anos, com e sem o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade. O experimento mostrou que, durante teste de atenção, a música não interferiu na velocidade de resposta, mas diminuiu a quantidade de erros cometidos.

Baixar arquivo
Política

Eleições 2024: número de eleitores de 16 e 17 anos cresce 78%

Agora são mais de 1,5 milhões de eleitores nessa faixa etária, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral. No Brasil, os jovens menores de 18 anos não têm a obrigação de votar.

Baixar arquivo