Lula toma posse e prioriza tirar 100 milhões de brasileiros da pobreza

Presidente e seu vice, Geraldo Alckmin, são empossados no Congresso

Publicado em 01/01/2023 - 16:44 Por Guilherme Strozi - Editor da Radioagência Nacional - Brasília

Durante seu discurso de posse, neste domingo (1º), no Congresso Nacional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que os direitos e os interesses da população, o fortalecimento da democracia e a retomada da soberania nacional serão os pilares do seu novo governo. 

O presidente afirmou que vai trabalhar por um programa Bolsa Família renovado, mais forte e mais justo. Lula anunciou que as primeiras ações de seu governo vão precisar resgatar da fome 33 milhões de pessoas, e tirar da pobreza mais de 100 milhões de brasileiras e brasileiros, que, de acordo com o presidente, "suportaram a mais dura carga do projeto de destruição nacional que hoje se encerra”.

Lula lembrou da sua primeira posse, em 1º de janeiro de 2003, quando se comprometeu com a soberania alimentar da população. Lula também afirmou que, "ter de repetir este compromisso no dia de hoje, diante do avanço da miséria e do regresso da fome que tínhamos superado, é o mais grave sintoma da devastação que se impôs ao país nos anos recentes”.

Segundo Lula, o diagnóstico feito pela equipe de transição de governo, será amplamente divulgado, para que, apontou o presidente, "as pessoas saibam como é que encontramos o país e cada um faça sua avaliação. É sobre estas terríveis ruínas que assumo o compromisso de, junto com o povo brasileiro, reconstruir o país e fazer novamente um Brasil de todos e para todos".

*com informações da Agência Brasil

Edição: Nathalia Mendes

Últimas notícias
Direitos Humanos

Ação conjunta promove acesso a benefícios sociais no Rio de Janeiro

Uma parceria do Governo Federal com a com organização não governamental Ação da Cidadania, no Rio de Janeiro, propõe acelerar o processo de busca ativa de famílias que têm direito aos programas sociais, mas não recebem os benefícios por falta de conhecimento ou informação.

Baixar arquivo
Esportes

Resultados da segunda rodada do Brasileirão

E vamos falar do Campeonato Brasileiro de futebol, complemento da segunda rodada. Tivemos nesta quarta-feira o Grêmio vencendo o Atlético Paranaense por 2 a 0 em Porto Alegre, em Bragança Paulista. O Bragantino bateu Vasco da Gama por 2 a 1.

Baixar arquivo
Geral

Câmara debate regulamentação trabalhista de motoristas de aplicativos

A Câmara começou a discussão sobre a proposta que regulamenta o trabalho de motoristas de aplicativos. Se reuniu em comissão geral antes do projeto de lei ser analisado na Comissão de Indústria, Comércio e Serviços. E, sempre que se fala sobre isso, a polêmica é grande.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: Entrevista com Marcelo Moutinho

O livro nos conduz a novos universos, estimula a imaginação e a criatividade. E para aqueles que se dedicam à  literatura infantil, foi criado o Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Reforma Agrária: a mãe das reformas de base

O Podcast Golpe de 64: Perdas e Danos lança o terceiro episódio da primeira temporada batizada de "Futuro Interrompido". A série que resgata as Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart,  no histórico comício dos 200 mil, na Central do Brasil, no Rio de Janeiro em 13 de março de 1964.

Baixar arquivo
Política

Especialistas alertam para riscos da PEC que criminaliza drogas

A PEC aprovada no Senado ainda precisa ser analisada pela Câmara dos Deputados. Por enquanto, não há previsão para votação.

Baixar arquivo