Lula toma posse e prioriza tirar 100 milhões de brasileiros da pobreza

Presidente e seu vice, Geraldo Alckmin, são empossados no Congresso

Publicado em 01/01/2023 - 16:44 Por Guilherme Strozi - Editor da Radioagência Nacional - Brasília

Durante seu discurso de posse, neste domingo (1º), no Congresso Nacional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que os direitos e os interesses da população, o fortalecimento da democracia e a retomada da soberania nacional serão os pilares do seu novo governo. 

O presidente afirmou que vai trabalhar por um programa Bolsa Família renovado, mais forte e mais justo. Lula anunciou que as primeiras ações de seu governo vão precisar resgatar da fome 33 milhões de pessoas, e tirar da pobreza mais de 100 milhões de brasileiras e brasileiros, que, de acordo com o presidente, "suportaram a mais dura carga do projeto de destruição nacional que hoje se encerra”.

Lula lembrou da sua primeira posse, em 1º de janeiro de 2003, quando se comprometeu com a soberania alimentar da população. Lula também afirmou que, "ter de repetir este compromisso no dia de hoje, diante do avanço da miséria e do regresso da fome que tínhamos superado, é o mais grave sintoma da devastação que se impôs ao país nos anos recentes”.

Segundo Lula, o diagnóstico feito pela equipe de transição de governo, será amplamente divulgado, para que, apontou o presidente, "as pessoas saibam como é que encontramos o país e cada um faça sua avaliação. É sobre estas terríveis ruínas que assumo o compromisso de, junto com o povo brasileiro, reconstruir o país e fazer novamente um Brasil de todos e para todos".

*com informações da Agência Brasil

Edição: Nathalia Mendes

Últimas notícias
Internacional

Manifestantes acampam na USP em solidariedade ao povo palestino

A ação se assemelha ao que ocorre em diversas universidades nos Estados Unidos, em que estudantes também protestam contra o genocídio em Gaza. 

Baixar arquivo
Economia

Inundações no RS afetam a agricultura e a pecuária do estado

Ainda não é possível precisar o tamanho do impacto sobre os sistemas de produção agrícola vegetal e animal, nem mensurar os efeitos desse desastre na comercialização dos produtos.

Baixar arquivo
Economia

Jovens negras tem taxa de desemprego 3 vezes maior que homens brancos

Já a diferença salarial ficou 2,7 vezes menor que o rendimento deles. Em valores, isso representa um abismo entre o salário médio mensal de 1.582 reais recebido por jovens negras e de 4.270 reais pago a eles.

Baixar arquivo
Geral

Chegada de Frente Fria no RS preocupa comunidades indígenas

Ao menos oitenta comunidades foram prejudicadas, algumas inclusive ficaram totalmente alagadas, segundo levantamento do Cimi, Conselho Indigenista Missionário. Os territórios mais críticos ficam em porto Alegre e na região metropolitana.

Baixar arquivo
Geral

RS: CNJ inicia emissão de 2ª via de documentos para vítimas das chuvas

O Conselho Nacional de Justiça começou nesta quarta-feira (8) uma ação para emitir gratuitamente a segunda via de quem perdeu documentos básicos, como certidões de nascimento e casamento, em meio à tragédia climática que atinge o Rio Grande do Sul.   

Baixar arquivo
Geral

Ministro da Fazenda apresenta medidas para o RS

Às vésperas de anunciar uma linha de crédito e regras para a suspensão da dívida do Rio Grande do Sul, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, explicou: essa medida será emergencial e não vai inviabilizar as tratativas sobre dívidas de outros estados.

Baixar arquivo