Zerar a fila do INSS, criar Carteira Nacional do Aposentado e criar uma comissão para analisar os efeitos da Reforma da Previdência do último governo são as prioridades do novo ministro da Previdência, Carlos Lupi, que assumiu o cargo, nesta terça-feira (03), em Brasília.
Ex-ministro do trabalho no segundo governo Lula, Carlos Lupi é o atual presidente do PDT.
No discurso de posse, Lupi destacou que vai criar uma comissão com representantes de sindicatos patronais e dos trabalhadores, além de aposentados e do governo para discutir os efeitos da reforma da previdência aprovada em 2019.
Outra prioridade do novo ministro é acabar com a fila do INSS de pessoas que tentam se aposentar ou receber o BPC, o Benefício de Prestação Continuada.
Carlos Lupi informou ainda que vai criar um Portal da Transparência do INSS com dados sobre o número de aposentados e da demanda ainda não atendida com atualização mensal.
O ministro também prometeu criar a carteira nacional do aposentado, com validade em todo território nacional, facilitando, assim, o acesso a políticas públicas como transporte gratuito e meia entrada em eventos culturais.