Em carta à Unesco, Lula defende regulação das plataformas digitais

Publicado em 22/02/2023 - 20:03 Por Gésio Passos - Repórter Rádio Nacional - Brasília

O presidente Lula defendeu, nesta quarta-feira, a regulação das plataformas digitais, como Facebook, Whatsapp e o Google, com transparência e participação social.

Uma carta do presidente foi lida na abertura da conferência global "Por Uma Internet Confiável”, realizada pela Unesco em sua sede em Paris, na França.

O evento da Unesco, que vai até esta esta quinta-feira, busca discutir as ameaças à integridade da informação e da liberdade de expressão nas plataformas de redes sociais e conta com a participação de diversos governos, especialistas e da sociedade civil.

Lula afirmou que o ambiente digital acarretou a “concentração de mercado e de poder nas mãos de poucas empresas e países”, trazendo riscos para a democracia.

O presidente lembrou que os atos golpistas em Brasília, no dia 8 de janeiro, foram estimulados e organizados nas redes sociais.

Para Lula, uma regulação das plataformas digitais deve garantir a liberdade de expressão e também o direito de a sociedade receber informações confiáveis.

Olivia Bandeira, da Coordenação do Coletivo Intervozes, está representando a sociedade civil brasileira na Conferência da Unesco. Ela avalia que a discussão deve ser aprofundada para a construção da regulação, inclusive no Brasil.

Olívia Bandeira destaca que a discussão é importante no processo de regulamentação que promova plataformas digitais plurais e democráticas com a retomada, por exemplo, dos debates sobre o PL-2630 no Congresso Nacional, que busca combater à disseminação de conteúdo falso nas redes sociais.

Edição: Roberto Piza / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Justiça

Barroso diz que respostas do STF a Elon Musk "é página virada"

O dono da X acusou o ministro Alexandre de Moraes de praticar censura com as decisões dos processos que investiga as milícias digitais e a tentativa de golpe de estado em 8 de janeiro de 2023.

Baixar arquivo
Saúde

Equipes de saúde da família vão receber entre R$ 24 e 30 mil este ano

O anúncio feito nesta quinta-feira pelo Ministério da Saúde faz parte da nova forma de financiamento da Estratégia de Saúde da Família.

Baixar arquivo
Internacional

Morre ator O.J. Simpson, que protagonizou julgamento do século nos EUA

No Vietnã, uma magnata do setor imobiliário foi condenada a morte por por comandar o maior esquema de fraude da história do país. E na Guatemala, o presidente declarou estado de calamidade por causa das dezenas de incêndios florestais que assolam o país. 

Baixar arquivo
Justiça

Vítimas de bala perdida devem ser indenizadas pelo estado brasileiro

A decisão foi do plenário do Supremo Tribunal Federal na sessão desta quinta-feira (11). De acordo com os ministros da corte, Estados, Distrito Federal e União são responsáveis por mortes e ferimentos provocados nas ações de segurança.

Baixar arquivo
Política

Pacheco defende refinanciamento da dívida dos estados com a União

A ideia é a diminuição do valor devido com transferência de ativos dos governos estaduais para União, revisão de juros cobrados atualmente e contrapartidas de investimentos.

Baixar arquivo
Justiça

STF considera ilegal perfilamento racial em abordagens policiais

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (11) que é ilegal usar o chamado perfilamento racial nas abordagens policiais em todo o país.

Baixar arquivo