Governo edita medidas para dar protagonismo a catadores de recicláveis

Publicado em 13/02/2023 - 15:16 Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Foram assinados, nesta segunda-feira (13), dois decretos voltados para os catadores de materiais recicláveis. O primeiro recriou o Programa Pró-Catador, que havia sido extinto no governo passado e que agora vai se chamar Programa Diogo Sant’ana Pró-Catadoras e Catadores para a Reciclagem Popular.

O nome é uma homenagem ao advogado e professor Diogo Santanna que chegou a ser assessor da Presidência, ajudando no trabalho de políticas públicas para o setor nos governos Lula e Dilma. Ele morreu em dezembro de 2020 num acidente com uma grade elétrica.

Já o segundo decreto assinado revoga o Recicla +, criado no ano passado, e institui novos instrumentos: o Certificado de Crédito de Reciclagem; o Certificado de Estruturação e Reciclagem de Embalagens em Geral e o Crédito de Massa Futura.

A ministra Marina Silva, do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas disse que a ideia é unir crescimento verde com o desenvolvimento sustentável a partir da promoção da logística reversa.

Em 2020, o então presidente Jair Bolsonaro revogou o programa Pró-Catador, que havia sido criado por Lula em 2010. No ano passado, Bolsonaro criou ou o Recicla +. Mas o programa, segundo o ministro Márcio Macedo, da Secretaria Geral da Presidência, descaracterizava o papel central dos catadores, a destinação correta das embalagens e o conceito de logística reversa.

E, por conta de uma demanda do próprio setor, foi revogado nesta segunda-feira (13). O que, para representantes da categoria, significa a reabertura do diálogo com o governo. É o que explicou Alexandro Cardoso, representante do Movimento Nacional dos Catadores.

O presidente Lula deixou bem claro que o governo precisa ser cobrado quanto a novas reivindicações.

Lula ainda agradeceu a colaboração. Ele que tem tradição com a categoria e, desde 2003, enquanto presidente participa todos os anos em São Paulo, do Natal dos Catadores. E lembrou que uma catadora de material reciclável foi uma das representantes do povo na cerimônia de posse e passagem da faixa presidencial no dia primeiro de janeiro.


 

Últimas notícias
Geral

Marco Civil da Internet completa dez anos e norteia outras leis

Entre os princípios do Marco Civil, estão a garantia da liberdade de expressão, a proteção da privacidade e dos dados pessoais e a neutralidade da rede. Propagação das Fake News impõe outros desafios à legislação, como a regulação das redes sociais.

Baixar arquivo
Educação

Leitura pode reduzir pena na prisão, mas acesso ainda é restrito

Uma pesquisa do CNJ divulgada em outubro do ano passado mostrou que o acesso à leitura ainda é restrito nas prisões. Cerca de 30% das unidades prisionais no país não têm bibliotecas ou espaços de leitura.

Baixar arquivo
Esportes

Confira as partidas de futebol desta terça-feira

Pela Copa Sul-Americana, o Cruzeiro enfrentar a União La Calera, o Cuiabá enfrenta o Deportivo Garcilaço, e o Corinthians enfrenta o Argentinos Juniors.

Baixar arquivo
Cultura

No Dia do Choro, Trem da Alegria homenageia músicos de todo país

A 11ª edição do Trem do Choro - que sai da Central do Brasil nesta terça-feira, 23 de abril, com destino a Olaria (zona norte da cidade) - faz uma homenagem a todos os músicos do país e, principalmente ao mundo do choro, por conta de seu reconhecimento como Patrimônio Cultural

Baixar arquivo
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo