Estudo mostra como as parlamentares são ofendidas nas redes sociais

Publicado em 09/03/2023 - 18:06 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

As parlamentares brasileiras têm sido alvo de insultos, críticas e invalidações violentas nas redes sociais. É o que mostra uma pesquisa do Laboratório de Combate à Desinformação e ao Discurso de Ódio em Sistemas de Comunicação em Rede (DDoS Lab), da Universidade Federal Fluminense.

Os responsáveis pelo estudo analisaram mais de 1.500 mensagens publicadas no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube, direcionadas às 79 deputadas federais e 12 senadoras atuantes na última legislatura. E identificaram que 9% delas continham algum discurso de violência. Mas a pesquisadora Leticia Sabatini ressalta que não é só uma questão de quantidade de ataques.

E os ataques aumentam muito contra parlamentares específicas. As políticas do campo ideológico da esquerda sofreram duas vezes mais violência do que aquelas do espectro da direita. As maiores vítimas durante o período analisado foram: a deputada federal Talíria Petroni, atacada em 50% das menções, e as professoras Dayane Pimentel e Jandira Feghali, ofendidas em 33,3% das mensagens.

Taliria ressalta que a violência política contra mulheres revela um ódio misógino e pode sair do discurso e chegar à ação, como o caso da vereadora Marielle Franco, executada a tiros há quase 5 anos.

De acordo com o estudo, os insultos são a forma de ataque mais cometida pelos usuários das redes sociais, aparecendo em 41% das mensagens ofensivas. Em seguida, aparece a invalidação, com 26,6%, que é quando se tenta diminuir a importância dos posicionamentos da parlamentar.

O Twitter foi a plataforma com mais mensagens enquadradas como violência discursiva e quase ¼ do conteúdo continha ofensa. Já no Facebook, apenas 4,4% das menções eram violentas, no entanto, é nesta rede que o engajamento nos conteúdos com ataque às parlamentares mais aumenta.

 

Edição: Nádia Faggiani / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

Ministério Público pede suspensão de tirolesa no Pão de Açúcar

A instalação da tirolesa no complexo turístico do Pão de Açúcar e da Urca, cartão postal no Rio de Janeiro, enfrenta mais uma batalha judicial.

Baixar arquivo
Educação

Instituições públicas e privadas já podem fazer adesão ao Enare

Já está aberto o prazo para que instituições públicas e privadas sem fins lucrativos façam a adesão ao Exame Nacional de Residência para 2024. O Enare é o exame que oferece vagas de residência médica, multi e uniprofissional para formados ou aqueles cursando o último semestre. Para este ano, a Fundação Getúlio Vargas será a responsável pela prova.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: jovem começou a escrever aos 9 anos

Aos 13 anos Paulo Resende Junior já é escritor. Ele lançou o livro “Mistérios com o Paulo: aventura mitológica”, quando ainda tinha nove anos.

Baixar arquivo
Economia

G20 busca acordo sobre taxação de super-ricos até novembro

O Grupo que reúne as maiores economias do planeta, a União Europeia e a União Africana pode chegar a um acordo sobre a taxação de super-ricos até novembro.  A informação foi dada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em Washington, onde participa da reunião de Primavera d

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Ação conjunta promove acesso a benefícios sociais no Rio de Janeiro

Uma parceria do Governo Federal com a com organização não governamental Ação da Cidadania, no Rio de Janeiro, propõe acelerar o processo de busca ativa de famílias que têm direito aos programas sociais, mas não recebem os benefícios por falta de conhecimento ou informação.

Baixar arquivo
Esportes

Resultados da segunda rodada do Brasileirão

E vamos falar do Campeonato Brasileiro de futebol, complemento da segunda rodada. Tivemos nesta quarta-feira o Grêmio vencendo o Atlético Paranaense por 2 a 0 em Porto Alegre, em Bragança Paulista. O Bragantino bateu Vasco da Gama por 2 a 1.

Baixar arquivo