Governo deve criar plano de prevenção a eventos extremos, diz Marina

Publicado em 26/03/2023 - 17:22 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Com centenas de famílias desabrigadas e desalojadas, na capital do Acre, Rio Branco, ministros do governo federal devem elaborar planos de prevenção de enfrentamento a eventos extremos. A informação foi dada neste domingo, após visita dos ministros Waldez Góes, da Integração e Desenvolvimento Regional, e Marina Silva, do Meio Ambiente, à região afetada pelas fortes chuvas nos últimos dias, na região Norte.

Ao lado de autoridades locais, em Rio Branco, Marina Silva anunciou que as pastas estudam a viabilidade de decretar estado de emergência permanente em alguns municípios. De acordo com a ministra, mais de 1.000 municípios apresentam tendência a manter as fortes chuvas, que se intensificam com as mudanças climáticas.

Ainda na capital acriana, Marina Silva defendeu a criação de um plano de prevenção dos eventos extremos da mudança do clima. Segundo ela, é preciso ir além das medidas momentâneas, como a remoção de algumas famílias.

Antes de começar o sobrevoo aos mais de 30 bairros afetados, no Acre, o ministro Waldez Góes anunciou o envio de técnicos da Defesa Civil Nacional para ajudar os gestores locais.

No último sábado, o Governo Federal reconheceu a situação de emergência em Rio Branco devido aos estragos causados pelas chuvas e a alta do rio Acre, que subiu mais de sete metros no nível. Nenhuma morte foi registrada até este domingo. Também foram afetadas pelo excesso de chuvas as cidades de Epitaciolândia, Assis Brasil e Brasiléia.

Waldez Góes e Marina Silva também visitaram a capital do Amazonas, Manaus. Com as fortes chuvas, circulam nas redes sociais imagens de casas sendo arrastadas com a enxurrada em Manaus.

Edição: Sâmia Mendes/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo