Com o tempo apertado e mais de 150 emendas apresentadas, a Comissão Mista que reestrutura a esplanada teve o plano de trabalho aprovado nesta quinta-feira (13). A previsão do relator, o deputado Isnaldo Bulhões, do MDB- AL, é apresentar o relatório no dia 25.
A reunião de hoje foi a continuidade da iniciada nessa quarta-feira, suspensa por um pedido de vista do deputado Danilo Fortes (União-CE) após alegar ausência de senadores. Essa MP é a única das três que tiveram Comissões Mistas criadas esta semana a se reunir normalmente. As outras duas têm impasses que podem, na prática, atrasar a tramitação.
Por exemplo a relatoria da MP do Minha Casa, Minha Vida pode parar no Conselho de Ética da Câmara. É que o líder do União Brasil, Eumar Nascimento, acusa o deputado Guilherme Boulos, do PSOL-SP, de descumprir o acordo ao se dizer indicado para relatar a proposta.
Segundo o líder, a definição entre os partidos levou em conta a proporcionalidade.
Os parlamentares que tentam acalmar a situação pensam em oferecer a relatoria da MP do Bolsa Família que, pelo acordo cabe ao PT, mas que ainda não tem nome definido.
Já deixando claro que não tem conversa, Eumar Nascimento disse que o partido não vai abrir mão da relatoria da medida provisória do Minha Casa, Minha Vida e que mantém a indicação de Fernando Marangoni.
Em nota, o deputado Boulos afirmou que a fala do líder do União Brasil se deu por desinformação e que pretende ajudar a resolver o impasse pelo diálogo.