Governo avalia apoiar abertura de CPI após vazamento de imagens do GSI

Publicado em 20/04/2023 - 16:37 Por Lucas Pordeus - Repórter Rádio Nacional - Brasília

Governo federal avalia que o vazamento do vídeo do ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional no Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro criou uma nova situação política.  

Com isso, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse, nesta quinta-feira (20), que o governo deve apoiar a abertura de uma investigação no Congresso.  

A oposição tem mobilizado assinaturas para instalar a CPMI, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito, sobre o 8 de janeiro, sob o argumento de que o governo federal teria se omitido no dia.

Existe a expectativa de que a instalação da Comissão seja autorizada na próxima semana.  

Até então, o governo vinha alegando que uma CPMI é desnecessária uma vez que as investigações dos atos golpistas estão tramitando no judiciário.  

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, também comentou a inclusão do ex-chefe da segurança do Planalto na investigação.  

Depois da divulgação das imagens, que o então ministro do GSI, Gonçalves Dias, e servidores do ministério aparecem caminhando entre os invasores, Dias pediu demissão do cargo.

E o presidente Lula colocou no lugar o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli. Ele foi o interventor na segurança do Distrito Federal depois dos atos de vandalismo na capital no dia 8 de janeiro. 

Edição: Daniel Ito / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Meio Ambiente

Dia da Árvore: MST começa a plantar 2 mil hectares no Vale do Rio Doce

O objetivo é promover a restauração florestal dos assentamentos da região, atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão em 2015, considerada uma das principais tragédias ambientais do país.

Baixar arquivo
Geral

Acidente com BRT deixa 64 feridos no Rio de Janeiro

Motorista do ônibus teve mal súbito e bateu em estrutura de concreto do Viaduto do Gasômetro. Ele foi hospitalizado em estado grave, mas se encontra estável.

Baixar arquivo
Justiça

Após suspensão de 20 dias, X reestabelece representante legal no país

A medida cumpre determinação do ministro do STF Alexandre de Moraes, que deu prazo de 24 horas para que a rede social comprovasse que tem representante no país - requisito para empresas operarem em território nacional.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Governo aumenta multas contra incêndio ilegal e proíbe fogo controlado

Segundo decreto, o início de queimadas em florestas ou outras vegetações nativas agora vai gerar R$ 10 mil de multa por hectare ou fração. Penalidades podem chegar a R$ 50 milhões.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Dia de Luta PcD: Ingressar no mercado de trabalho ainda é desafio

Quase 600 mil pessoas com deficiência e reabilitadas estão no mercado de trabalho no Brasil. Apesar disso, ingressar no ambiente de trabalho, especialmente no primeiro emprego, é um desafio para muitas delas, especialmente devido às barreiras de acessibilidade e ao preconceito.

Baixar arquivo
Justiça

TRF1 concede prisão domiciliar a acusado pela morte de Bruno e Dom

Quanto aos réus Amarildo da Costa de Oliveira e Jefferson da Silva Lima, o desembargador manteve a decisão que levou os acusados para julgamento no Tribunal do Júri de Tabatinga. Os dois continuam presos.

Baixar arquivo