Após a crise que levou à saída do ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, General Gonçalves Dias, o governo estuda o futuro do órgão.
O ministro da Justiça, Flávio Dino, disse que Ricardo Capelli, que assumiu interinamente o GSI, tem a função de buscar informações técnicas sobre o órgão. Elas serão repassadas ao presidente Lula após o retorno da viagem à Europa.
Segundo Dino, a decisão pela continuidade do órgão será unicamente de Lula.
O ministro da Justiça ainda afirmou que há uma tentativa política de mudar a narrativa sobre os ataques contra as sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro.
Flávio Dino ainda reforçou que é o Ministério Público que tem a competência para oferecer as ações penais sobre os ataques do dia 8 de janeiro.
Para o ministro, a luta política deve ter seu fórum próprio que é, principalmente, o Congresso Nacional.
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![Marcos Santos/USP Imagens vestibular.jpg](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![REUTERS/Annegret Hilse/Reprodução proibida. Síria- 08/12/2024 Pessoas comemoram, depois que os rebeldes sírios anunciaram que expulsaram Bashar al-Assad da Síria. REUTERS/Annegret Hilse/Reprodução proibida.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rovena Rosa/Agência Brasil São Paulo (SP), 28/04/2023 - O motorista de aplicativo Jonas Ferreira fala sobre os prós e contras do trabalho autônomo. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rovena Rosa/Agência Brasil São Paulo (SP), 11/03/2024 - Acampamento dos refugiados afegãos com visto humanitário que esperam por abrigo no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)