Conselho de Ética aceita denúncias contra cinco senadores

Publicado em 14/06/2023 - 14:44 Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Conselho de Ética do Senado deu andamento a processos contra cinco senadores. Ou seja, os processos foram admitidos e escolhidos relator.

Contra o senador Jorge Kajuru foram abertas duas representações. Uma por conta de declarações feitas por ele contra senadores goianos - essa o relator será Otto Alencar -  e outra para apurar a divulgação de uma conversa que Kajuru teve com o então presidente Jair Bolsonaro. Neste caso a relatora será Zenaide Maia.

A representação contra Cid Gomes terá como relator Davi Alcolumbre. E foi aberta após declarações de Gomes contra Arthur Lira em 2019, quando Lira ainda não era presidente da Câmara.

Chico Rodrigues entrou na mira do Conselho após ser flagrado tentando esconder dinheiro na roupa íntima durante uma operação da Polícia Federal, em outubro de 2020. Neste caso, o relator será Renan Calheiros. Por fim, a representação contra o senador Randolfe Rodrigues,  terá como relator Omar Aziz, e a contra Styvenson Costa o relator será o Dr. Hiran.

Os processos abertos nesta quarta-feira (14) se referem a assuntos antigos porque os trabalhos no Conselho de Ética estavam represados, por conta da pandemia. Ao todo são 43 pedidos de representação na pauta da Comissão.

Outras propostas foram arquivadas, como as que tinham como alvo os senadores Humberto Costa, Damares Alves, Davi Alcolumbre e o ex-senador Paulo Rocha. Já o pedido de investigação contra Flávio Bolsonaro por suposta ligação com milícias no Rio e prática de rachadinha foi adiado.

Edição: Leila Santos/ Renata Batista

Últimas notícias
Saúde

Campanha de vacinação: 22% do público-alvo tomou vacina contra gripe

A meta é vacinar 75,8 milhões de pessoas. Mas até agora foram vacinadas 14,4 milhões. 

 

Baixar arquivo
Geral

Apoiadores de Bolsonaro fazem ato público no Rio de Janeiro

Os discursos de aliados do ex-presidente misturaram política e religião, em favor de Bolsonaro, do dono da rede social X, Elon Musk, e da liberdade de expressão.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra paciente com cólera em Salvador

O caso autóctone da doença – que teve origem no local onde ocorreu o diagnóstico - foi confirmado pelo Ministério da Saúde.

Baixar arquivo
Política

PEC do Quinquênio deve ser analisada no plenário do Senado nesta terça

A proposta de Emenda à Constituição estabelece um adicional por tempo de serviço para magistrados, integrantes do Ministério Público, advogados públicos, delegados da Polícia Federal e outras carreiras.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Mulheres vão às ruas pelo direito ao parto humanizado

Na marcha, mulheres reivindicam o direito de escolha na hora do parto e o direito ao atendimento por enfermeiras obstétricas.

Baixar arquivo
Segurança

Perfis bloqueados no X por ordem judicial ainda fazem transmissões

Isso é o que diz um relatório parcial da Polícia Federal (PF) aberto para investigar o empresário norte-americano e dono do antigo Twitter, Elon Musk. Foi constatado ainda que os perfis interagem com usuários brasileiros.

Baixar arquivo