CPI dos atos golpistas recebe novos elementos de Operação da PF

Venda ilegal de joias pode ter relação com o financiamento dos atos

Publicado em 11/08/2023 - 20:24 Por Gésio Passos - repórter da Rádio Nacional - Brasília

A operação da Polícia Federal contra a venda ilegal de joias que o ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu de presente pode trazer novos elementos para a CPI que investiga os atos golpistas de 8 de janeiro.

A relatora da Comissão, a senadora Eliziane Gama, afirmou que é preciso apurar a relação das vendas fraudulentas com o financiamento dos atos golpistas.

A CPI já recebeu documentos relativos aos sigilos de Mauro Cid, com e-mails que mostram, por exemplo, que ele negociava joias e até um relógio Rolex.

Quando o ex-ajudante de ordem de Bolsonaro esteve presente à CPI, ele se negou a responder perguntas dos parlamentares.

O ministro da Justiça, Flávio Dino, também se manifestou nas redes sociais. Ele disse que existe relação direta entre o desespero golpista e o comércio criminoso de joias milionárias.

A CPI ouve, na próxima terça, o fotógrafo Adriano Machado, da Reuters, que cobriu as invasões no dia 8 de janeiro. Na quinta-feira, os parlamentares ouvem Walter Delgatti, que está preso devido a uma operação contra tentativas de fraude nas urnas eletrônicas envolvendo a deputada Carla Zambelli. Delgatti foi quem hackeou os celulares de procuradores da operação Lava Jato, na história conhecida como vaza-jato.

 

Edição: Jacson Segundo / Beatriz Albuquerque

Últimas notícias
Geral

Apoiadores de Bolsonaro fazem ato público no Rio de Janeiro

Os discursos de aliados do ex-presidente misturaram política e religião, em favor de Bolsonaro, do dono da rede social X, Elon Musk, e da liberdade de expressão.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra paciente com cólera em Salvador

O caso autóctone da doença – que teve origem no local onde ocorreu o diagnóstico - foi confirmado pelo Ministério da Saúde.

Baixar arquivo
Política

PEC do Quinquênio deve ser analisada no plenário do Senado nesta terça

A proposta de Emenda à Constituição estabelece um adicional por tempo de serviço para magistrados, integrantes do Ministério Público, advogados públicos, delegados da Polícia Federal e outras carreiras.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Mulheres vão às ruas, pelo direito ao parto humanizado

Na marcha, mulheres reivindicam pelo direito de escolha na hora do parto e pelo direito ao atendimento por enfermeiras obstétricas.

Baixar arquivo
Segurança

Perfis bloqueados no X por ordem judicial ainda fazem transmissões

Isso é o que diz um relatório parcial da Polícia Federal (PF) aberto para investigar o empresário norte-americano e dono do antigo Twitter, Elon Musk. Foi constatado ainda que os perfis interagem com usuários brasileiros.

Baixar arquivo
Justiça

E-mail indica que Samarco conhecia risco de colapso em Mariana

Um e-mail enviado por um ex-executivo da mineradora inglesa BHP ao conselho de administração da Samarco está sendo utilizado pela defesa dos atingidos pela tragédia de Mariana (MG) como prova de que a empresa sabia dos riscos de rompimento da barragem.

Baixar arquivo