General Heleno nega ter participado de reuniões sobre golpe

Publicado em 26/09/2023 - 15:59 Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Um depoimento permeado por declarações irritadas, interrupções e até palavrões. E ao menos uma contradição: o general Augusto Heleno, ex-GSI, negou ter estado numa reunião com a cúpula das Forças Armadas no Palácio do Planalto, em novembro passado, em que participou também o ex-ajudante de ordens Mauro Cid. No encontro, segundo a delação de Mauro Cid à Justiça, Bolsonaro teria pedido apoio para um golpe.

Mas foi confrontado, pelo deputado Rogério Correia com uma foto do encontro.

O general Augusto Heleno negou ainda ter participado de qualquer reunião para tratar de assuntos eleitorais, disse que nunca tratou de política com os servidores do GSI e não ter qualquer conhecimento da minuta de GLO, a Garantia da Lei e da Ordem, que já estaria pronta para justificar um golpe. Afirmou até que nunca tinha ouvido falar no assunto.

E sobre a troca de mensagens entre o ex-ajudante de ordens, Mauro Cid, e o militar da reserva Ailton Barros sobre um golpe, Heleno minimizou:

O general Heleno disse que sua relação com Jair Bolsonaro é muito próxima até hoje e considerou muito grave a apreensão do celular do ex-presidente. Já sobre a delação de Mauro Cid, o general disse não ter conhecimento, que o teor dela foi vazado, ou seja, segundo ele “ninguém sabe o que Mauro Cid falou”.

Sobre os episódios de violência, como a tentativa de explosão de um caminhão-tanque no aeroporto de Brasília, na véspera do Natal passado, disse se tratar de um incidente isolado. Quanto aos acampamentos golpistas, acrescentou que, apesar de nunca ter ido ao local, considera que foram manifestações pacíficas e ordeiras.

 

Edição: Roberta Lopes / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Saúde

Campanha de vacinação: 22% do público-alvo tomou vacina contra gripe

A meta é vacinar 75,8 milhões de pessoas. Mas até agora foram vacinadas 14,4 milhões. 

 

Baixar arquivo
Geral

Apoiadores de Bolsonaro fazem ato público no Rio de Janeiro

Os discursos de aliados do ex-presidente misturaram política e religião, em favor de Bolsonaro, do dono da rede social X, Elon Musk, e da liberdade de expressão.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra paciente com cólera em Salvador

O caso autóctone da doença – que teve origem no local onde ocorreu o diagnóstico - foi confirmado pelo Ministério da Saúde.

Baixar arquivo
Política

PEC do Quinquênio deve ser analisada no plenário do Senado nesta terça

A proposta de Emenda à Constituição estabelece um adicional por tempo de serviço para magistrados, integrantes do Ministério Público, advogados públicos, delegados da Polícia Federal e outras carreiras.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Mulheres vão às ruas pelo direito ao parto humanizado

Na marcha, mulheres reivindicam o direito de escolha na hora do parto e o direito ao atendimento por enfermeiras obstétricas.

Baixar arquivo
Segurança

Perfis bloqueados no X por ordem judicial ainda fazem transmissões

Isso é o que diz um relatório parcial da Polícia Federal (PF) aberto para investigar o empresário norte-americano e dono do antigo Twitter, Elon Musk. Foi constatado ainda que os perfis interagem com usuários brasileiros.

Baixar arquivo