logo Radioagência Nacional
Política

Casos de fake news em eleições do Conselho Tutelar serão investigados

Ministro promete investigar casos de abuso de poder político
Baixar
Eliane Gonçalves repórter da Rádio Nacional
01/10/2023 - 15:23
São Paulo
Rio de Janeiro (RJ), 01/10/2023 - Posto de votação de eleição para conselhos tutelares, na Escola Municipal Celestino da Silva, região central da cidade. Foto:Tânia Rêgo/Agência Brasil
© Tânia Rêgo/Agência Brasil

Ministro dos Direitos Humanos promete investigar casos de fake news e abuso de poder político em eleições para o Conselho Tutelar

O Ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, prometeu investigar casos de notícias falsas e abuso de poder política nas eleições para os novos conselheiros tutelares que acontecem neste domingo em todo o país. Segundo o ministro, é bom que os mais de 30 mil conselheiros tutelares que vão ser escolhidos nessas eleições representem a diversidade, mas crimes eleitorais não vão ser permitidos.

A declaração do ministro foi dada depois dele ter votado em uma escola na Zona Norte de São Paulo nos candidatos que concorrem a representantes do Conselho Tutelar da cidade.

Neste sábado, o Ministério Público Federal acionou o CONANDA, Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, para que informar o que tem sido feito para garantir a lisura do processo eleitoral. O que motivou a ação foi a denúncia do Movimento Nacional de Direitos Humanos de que existe risco de interferência de abuso de poder religioso no pleito. Segundo a denúncia, lideranças religiosas estariam usando os espaços de culto para defender o voto em determinados candidatos e divulgado mentiras sobre outros.

Neste domingo eleitores de todos os municípios brasileiros estão indo às urnas para escolher os representantes nos mais de 6 mil conselhos tutelares do país. Ao todo vão ser escolhidos 30 mil e 500 conselheiros e conselheiras.

 

x