No Brics, Lula defende reconhecimento de Estado da Palestina

Presidente afirmou que conflito atual decorre de décadas de injustiça

Publicado em 21/11/2023 - 15:46 Por Sayonara Moreno - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Um encontro extraordinário do Brics para tratar do conflito na Faixa de Gaza. Convocada pelo presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, a reunião ocorreu de forma virtual entre os membros, nessa terça-feira (21). No discurso inicial, o presidente Luís Inácio Lula da Silva classificou como “catástrofe humanitária” a situação enfrentada pelos palestinos em Gaza.

Lula mencionou que, desde o início do conflito, condenou os atos do Hamas e defendeu a liberação imediata e incondicional de todos os reféns do grupo. Também manifestou preocupação com uma possível extensão da guerra aos países vizinhos. O presidente brasileiro também pediu ajuda dos demais membros para lutar pela criação do estado da Palestina.

Lula ainda lembrou da proposta de resolução apresentada pelo Brasil no Conselho de Segurança da ONU, quando o país ainda presidia o comitê. Ele lamentou o veto dos Estados Unidos e voltou a questionar a credibilidade das Nações Unidas.

Participaram do encontro os cinco membros do BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – e países convidados que passarão a integrar o bloco a partir de 2024: Arábia Saudita, Argentina, Egito, Etiópia, Emirados Árabes Unidos e Irã. 

Ao encerrar o discurso, o presidente Lula agradeceu ao presidente do Egito, Abdel al-Sisi, “pelo apoio à repatriação de 32 brasileiros e familiares” trazidos da Faixa de Gaza.

Edição: Sheily Noleto/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Meio Ambiente

Exército auxilia no combate a incêndio em terra indígena no Pará

Integrantes do Comando Militar do Norte estão atuando no município paraense de Bom Jesus do Tocantins. Eles contam com o apoio de máquinas pesadas para lidar com as chamas.

Baixar arquivo
Cultura

Viva Maria destaca as heroínas esquecidas da história brasileira

Maria Navalha, Maria Firmina dos Reis e Maria Quitéria são importantes personagens femininas que terão sua trajetória de vida contada na peça teatral “Marias: Realezas Brasilianas”.

Baixar arquivo
Geral

AGU entra com primeira ação por danos climáticos na Amazônia

O ICMBio, representado pela AGU, encaminhou, à Justiça Federal do Pará uma ação que pede a indenização de R$ 635 milhões para a reparação dos danos climáticos causados no Parque Nacional do Jamanxim, na Amazônia, um dos que mais sofrem com o desmatamento.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Minas Gerais é o estado com o maior número de incêndios no Brasil

Cerca de 18% dos incêndios florestais detectados no país nas últimas 24 horas estão no estado, que registrou mais de 3.500 focos desde o início do mês de setembro.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Reunião entre membros dos três poderes discute o combate às queimadas

Encontro foi convocado pelo presidente Lula, e contará com a presença dos presidentes do Senado, da Câmara e do Supremo Tribunal Federal (STF).

Baixar arquivo
Geral

Parque Nacional de Brasília: fogo já consumiu mais de 2 mil hectares

Quase 500 combatentes atuam no incêndio entre brigadistas e militares do Corpo de Bombeiros. São quatro frentes de combate, todas concentradas na região leste do parque.

Baixar arquivo