Presidente Lula embarca para o Catar antes de seguir para a COP 28

Publicado em 28/11/2023 - 15:39 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasilia

Depois de passar pela Arábia Saudita – primeira parada na viagem ao Oriente Médio – o presidente Lula embarca nesta quarta-feira para o Catar.  

A visita ao segundo país dessa primeira viagem internacional, após a cirurgia no quadril, é considerada importante, na avaliação do pesquisador de Política Externa da Universidade Federal do ABC, Bruno da Silva.  

Para ele, trata-se de uma visita estratégica para negociar o resgate de mais brasileiros e familiares da Faixa de Gaza, que querem sair da região do conflito entre Israel e o Hamas. 

De acordo com o Itamaraty, 86 brasileiros e familiares que moram na Faixa de Gaza estão interessados em ser resgatados ao Brasil. Mais isso depende de muita negociação com as autoridades internacionais, sobretudo Israel e Egito.  

Do Catar, o presidente Lula segue para os Emirados Árabes, na quinta-feira, onde participa da COP 28, a Conferência do Clima, que trata em grande escala das questões da mudança climática e de meio ambiente. 

No dia 3 de dezembro, Lula embarca para a Alemanha, onde se encontra com agentes de governo e empresários. Da Alemanha, o presidente retorna para o Brasil, na cidade do Rio de Janeiro. É lá que o presidente vai receber os demais presidentes da cúpula do Mercosul, o bloco composto por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. 

Edição: Sâmia Mendes / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Política

Antony Blinken afirma que foco em Gaza está na libertação dos reféns

O chefe da diplomacia americana, o secretário de Estado, Antony Blinken, falou com a imprensa após participar da primeira reunião de chanceleres do G20 sob a presidência do Brasil, realizada no Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Saúde

Escolas brasileiras estão banindo venda de alimentos ultraprocessados

As iniciativas tentam diminuir o consumo desses produtos no ambiente escolar e estimular a alimentação saudável das crianças. Os alimentos ultrapocessados têm altos índices de açúcar, sal, gorduras e aditivos, como corantes, aromatizantes e adoçantes. 

Baixar arquivo
Justiça

Autoridades políticas repercutem posse de Flávio Dino no STF

Flávio Dino vai herdar mais de 340 processos da ministra aposentada Rosa Weber, entre eles ações que envolvem a pandemia de covid-19, indulto natalino e a questão do aborto. 

Baixar arquivo
Justiça

Flávio Dino toma posse como ministro do Supremo Tribunal Federal

O evento foi disputado e contou com a presença do presidente Lula e do vice-presidente, Geraldo Alckmin, além dos presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados. Dino ocupa a vaga deixada pela ministra Rosa Weber e vai integrar a Primeira Turma do STF

Baixar arquivo
Internacional

Internacional: mina desaba na Venezuela e Rafah tem 97 mortes em 24h

Palestinos na cidade de Rafah afirmam que a última noite foi uma das piores desde o início dos bombardeios em Gaza. Organização Médicos sem Fronteiras critica Estados Unidos por terem vetado, pela terceira vez, no Conselho de Segurança das Nações Unidas, uma resolução exigindo cessar-fogo imediato

Baixar arquivo
Política

Bolsonaro fica em silêncio em depoimento à PF sobre suposto golpe

Segundo a defesa de Bolsonaro, o silêncio do ex-presidente não foi apenas o uso de um direito constitucional, mas uma estratégia. A investigação da Polícia Federal apura a formação de uma suposta organização criminosa para dar um golpe de Estado.

Baixar arquivo