Os deputados estaduais de São Paulo aprovaram, por 62 votos a favor e somente um contra, o projeto de lei de privatização da Sabesp na noite desta quarta-feira. Os partidos de oposição se recusaram a participar da votação após episódios de violência.
Agora o projeto segue para sanção do governador Tarcísio de Freitas. Segundo o texto, o governo deixará de ter a maior parte, 50,1%, das ações da Sabesp. A definição, se o governo ficará com 15% a 30% das ações, será feita após conclusões de um estudo contratado pelo governo do estado.
O deputado estadual do PT, Maurici, falou que ele e outros deputados entraram na Justiça contra esse estudo feito pela empresa IFC. Ele alega que a empresa foi contratada para fazer o estudo da privatização sem licitação pública. Maurici também falou da existência de possíveis conflitos de interesse da IFC no processo de privatização.
Em outra frente, os parlamentares do Psol de São Paulo, vão entrar na Justiça pedindo a anulação da votação ocorrida nessa quarta em virtude da violência ocorrida em plenário.
Em nota, o governo de São Paulo afirma que a contratação dos estudos da IFC seguiu todos os requisitos da Lei 8666 de 1993, que versa sobre inexigibilidade de licitação e que essa é a forma pela qual a IFC é contratada em todo o mundo. O governo do estado também afirmou que a privatização é um grande avanço para o estado e que ajudará na universalização do saneamento, despoluição de mananciais e disponibilidade hídrica para todos.
*Com colaboração da Agência Brasil
![Geovana Albuquerque/Agência Brasília 02/04/2024 - Com menor taxa de analfabetismo do país, DF é referência em educação
Esse é um cuidado constante da professora Silvana Leite, que também atua no CED 2 de Taguatinga. Além de uma didática voltada para o público adulto, o ensino após os 15 anos também demanda flexibilidade. Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![FAB/Divulgação Brasília (DF) 08/02/2025 - Segundo grupo de brasileiros deportados dos EUA desde o início da gestão Trump desembarcou no Ceará na sexta-feira (7/2) e foi levado em avião da FAB até Belo Horizonte
Foto: FAB/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Foto: Agência Santarém. Amazônia-11/12/2024 Amazônia tem o maior número de queimadas e incêndios em 17 anos. Foto: Agência Santarém.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Ralf Vetterle/Pixabay Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima – COP28. – Meio Ambiente; mudanças climáticas; poluição do ar; fumaça fábricas; chaminés; CO2. Foto: Ralf Vetterle/Pixabay](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP), 30/01/2025 - Chuva leve no final da tarde no Vale do Anhangabaú, centro de São Paulo. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Banco Central/Reprodução Brasília (DF) - Página de consulta de valores a receber do Banco Central do Brasil. Foto: Banco Central/Reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)